preparao.jpg

Acontece no Convivium Slow Food Recife

Projeto Semeando Gosto e Saúde  
O gosto tem que ser aprendido e tem que ser ensinado. Eis o pressuposto impulsionador deste projeto. Conscientizar a população da importância do consumo de produtos agroecológicos. Para tanto, iniciamos com o apoio de alunos de agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco a plantar  hortas e realizar palestras em algumas instituições de ensino (faculdades e ONG’s).

Plantio da primeira horta na Faculdade Boa Viagem

preparao.jpg

horta.jpg

plantao.jpg

suspensa.jpg

Reunião Degustativa –
O Panelaço – Protesto à brasileira

Avental na cintura, faca em punho e muito trabalho! Era o Panelaço, tema da sexta "Reunião Degustativa" realizada no 24 de Maio (sábado). Todos mobilizados em desvendar os meandros do nosso maior ícone gastronômico, a Feijoada. De origem sempre discutível e de domínio público (ao ponto de cada participante da reunião ter praticamente um modo de prepará-la), uma coisa é certa quando o assunto é Feijoada, ela é sempre aglutinadora e plural. Agora, mais do que nunca! Muito mais para cozinhá-la.

Couve bem fininha refogada no alho, farofa, banana empanada, caldinho, molho de pimenta, laranja, arroz bem branquinho para contrastar com o feijão, uma mesa de caipifrutas tropicais (de limão, cajá, caju…), tudo como manda a tradição!!! No nosso Panelaço teve muito barulho, das panelas, muito suor, do trabalho e muita fartura, da nossa cozinha!

Confira as fotos!!! 

cozinha.jpg

  brigada.jpg 

panelo.jpg

 na_cozinha.jpg 

 mesa.jpg

O Slow Food Recife realiza mais um tour gastronômico urbano!!!

Olinda dos Mosteiros, da folia e agora das delícias. O Convivium Slow Food Recife realiza no dia 03 Agosto de 2008 mais um roteiro gastronômico urbano. Desta vez os sabores de Olinda serão desvendados e saboreados. Pretende-se valorizar e reconhecer alguns agentes que fazem a Cozinha da Cidade Patrimônio da Humanidade.

Este tour gastronômico é segundo realizado pelo Convivium Slow Food Recife (o primeiro foi pela Cidade do Recife) e faz parte do Projeto Nordeste, Brasil, brasileiro.  Que tem como intuito identificar, conhecer e reconhecer as mais incríveis comunidades dos alimentos do Nordeste, seus botecos, mercados, feiras ou qualquer lugar que preserve as nossas tradições alimentares. Vivência, aprendizado e valorização!

Programação

9:30 – 10:30 – Saída – Mosteiro de São Bento – Apreciar o Canto Gregoriano e degustar cocadas preparadas pelo irmão Francisco e bolachinhas de limão (Bricelet) da Irmã Cecícia da Igreja do Monte. 

10:30 – 12:30-  Caminhada- Rua 27 de Janeiro, passagem pelo passo de Olinda, praça João Alfredo, Restaurante Mourisco, Igreja de  São Pedro,  Casarão vermelho, Rua Prudente de Moraes, 4 Cantos, Via Bernardo Vieira de Melo, Mercado da Ribeira, Museu do Mamulengo.

12:30 – 15h – Almoço no Restaurante Don Francesco –  

15h – 16 – Caminhada – Rua do Amparo, Bodega do Veio, Largo do Amparo, Rua Saldanha Marinho, Igreja da Misericórdia, Largo da Conceição, Observatório e Alto da Sé para degustar Tapiocas.

Serviço:
Data: 03/08/2008 (Domingo).
Valor:
R$ 27,50 por pessoa.
Roteiro guiado com almoço (Bebidas a parte).
PS. Todos as preciosidades gastronômicas do roteiro (cocada, tapioca, bolinhos, licor… ) não estão inclusas no pacote (e fica optativo de cada pessoa degustá-las ou não).
Hora:
9:30
Local:
Mosteiro de São Bento (Mosteiro próximo a Prefeitura de Olinda).
Confirmação: Até o dia 30 (quarta-feira), com Thiago . Fone: 81. 88514906   

 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Comida, Comunidade e Regeneração

Date 18 julho, 2022
Regeneração é o tema do Terra Madre – Salone del Gusto 2022, que tem como objetivo ressaltar o protagonismo da agricultura familiar...

Slow Food Indica

Date 16 julho, 2022
Visibilidade e acesso a mercados mais competitivos para alimentos bons, limpos e justos Mais um passo está sendo dado para qualificar a...

Intercâmbio de culturas alimentares

Date 14 julho, 2022
Jovens do povo Tremembé da Barra do Mundaú viajaram do litoral oeste do Ceará até a terra indígena do povo Tabajara do...