Formatura da Turma 2008 - Arquivo Gastromotiva

Gastromotiva Inaugura Novo Espaço

A Gastromotiva é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) cuja missão é formar jovens para ingressarem no mercado de trabalho, através do estudo e da prática da gastronomia, assim como apoiar o desenvolvimento de negócios sociais gastronômicos.

Em 2005, o chefe David Hertz, integrante da Rede Terra Madre , criou esta Incubadora Social, com o objetivo de investir na educação de cidadãos através do Bufê Escola Gastromotiva, capacitando-os para o mercado de trabalho e incentivando-os a abrir negócios gastronômicos em comunidades. A Gastromotiva acredita que pessoas podem se motivar a transformarem suas realidades, utilizando a gastronomia e hospitalidade como ferramenta.

Em 2008 a organização recebeu o prêmio “Melhores da Gastronomia” – Categoria Responsabilidade Social na Alimentação – da Revista Prazeres da Mesa, uma das mais importantes publicações brasileiras do segmento. Em novembro do mesmo ano, a Gastromotiva foi uma das organizações contempladas pelos recursos gerados pelo Jantar do Século, um jantar beneficente feito pelo chefe número 1 do mundo, o espanhol Ferran Adriá, e outros 15 chefes espanhóis, além do brasileiro Alex Atala.

Formatura da Turma 2008 - Arquivo GastromotivaA Gastromotiva pretende se tornar um centro de referência em capacitação social e empreendedora na área de serviços e hospitalidade, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico e multiplicando possibilidades de impacto e integração social em comunidades.

A Gastromotiva iniciará no próximo mês de maio a terceira turma de seu Curso Profissionalizante em Cozinha. Realizado com o apoio da Universidade Anhembi-Morumbi e do Banco JPMorgan, o programa tem 480 horas de duração que serão divididas em aulas teóricas, práticas, visitas técnicas e estágio prático no Bufê Escola Gastromotiva.

Durante as aulas, que são ministradas nas tardes de segunda a sexta no campus da Vila Olímpia, os jovens aprendem o ofício de auxiliar de cozinha com base na gastronomia regional brasileira. Manipulação de utensílios, técnicas de cocção, molhos básicos e receitas tradicionais estão entre os temas abordados. O curso também dá noções de salão, como serviço de mesa, bar e postura profissional para receber e servir.

Entre os que irão dirigir esse “mergulho gastronômico” há nomes como o culinarista e professor Marcos Eituts e a chef e também professora Sula Santana. Além disso, participam chefs-convidados, sub-chefs de profissionais renomados, cozinheiros e ex-alunos da Gastromotiva.

O curso é totalmente gratuito e oferece 30 vagas por semestre com a missão de não apenas formar os jovens, mas também auxiliá-los na hora de procurar o primeiro emprego.

No dia 24 de março a Gastromotiva inaugura seu novo espaço em grande estilo, com uma programação interessante de oficinas, aulas e palestras. As aulas e palestras têm vagas limitadas e é preciso confirmar a presença por telefone. O Slow Food estará prestigiando e participando deste grande momento, com a presença da líder do Convivium Slow Food São Paulo, Cenia Salles, que irá conversar com os participantes sobre como participar do Movimento Slow Food.

Mais informações:

www.gastromotiva.org

adriane@gastromotiva.org

telefone: (11) 29240301

Leave a Comment:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Dona_joana_manue_foto_Jussara_Dantas

Três vezes manuê

Date 1 dezembro, 2022
O manuê ou manauê é um bolo de milho e melado de cana com muito sabor e muita história. Faz parte do...

WhatsApp-Image-2022-11-17-at-16.22.06

“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo no início de novembro de 2022.

Por mais ativismo alimentar na gastronomia

Date 18 novembro, 2022
“É preciso mudar radicalmente o sistema alimentar vigente”, defende Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, em evento realizado em São Paulo...

taioba Festival Arca do Gosto 2016

Festival Arca do Gosto

Date 16 novembro, 2022
O Festival Arca do Gosto é um festival ecogastronômico voltado para a sensibilização de restaurantes e comensais sobre a biodiversidade e os...