Formatura da Turma 2008 - Arquivo Gastromotiva

Gastromotiva Inaugura Novo Espaço

A Gastromotiva é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) cuja missão é formar jovens para ingressarem no mercado de trabalho, através do estudo e da prática da gastronomia, assim como apoiar o desenvolvimento de negócios sociais gastronômicos.

Em 2005, o chefe David Hertz, integrante da Rede Terra Madre , criou esta Incubadora Social, com o objetivo de investir na educação de cidadãos através do Bufê Escola Gastromotiva, capacitando-os para o mercado de trabalho e incentivando-os a abrir negócios gastronômicos em comunidades. A Gastromotiva acredita que pessoas podem se motivar a transformarem suas realidades, utilizando a gastronomia e hospitalidade como ferramenta.

Em 2008 a organização recebeu o prêmio “Melhores da Gastronomia” – Categoria Responsabilidade Social na Alimentação – da Revista Prazeres da Mesa, uma das mais importantes publicações brasileiras do segmento. Em novembro do mesmo ano, a Gastromotiva foi uma das organizações contempladas pelos recursos gerados pelo Jantar do Século, um jantar beneficente feito pelo chefe número 1 do mundo, o espanhol Ferran Adriá, e outros 15 chefes espanhóis, além do brasileiro Alex Atala.

Formatura da Turma 2008 - Arquivo GastromotivaA Gastromotiva pretende se tornar um centro de referência em capacitação social e empreendedora na área de serviços e hospitalidade, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico e multiplicando possibilidades de impacto e integração social em comunidades.

A Gastromotiva iniciará no próximo mês de maio a terceira turma de seu Curso Profissionalizante em Cozinha. Realizado com o apoio da Universidade Anhembi-Morumbi e do Banco JPMorgan, o programa tem 480 horas de duração que serão divididas em aulas teóricas, práticas, visitas técnicas e estágio prático no Bufê Escola Gastromotiva.

Durante as aulas, que são ministradas nas tardes de segunda a sexta no campus da Vila Olímpia, os jovens aprendem o ofício de auxiliar de cozinha com base na gastronomia regional brasileira. Manipulação de utensílios, técnicas de cocção, molhos básicos e receitas tradicionais estão entre os temas abordados. O curso também dá noções de salão, como serviço de mesa, bar e postura profissional para receber e servir.

Entre os que irão dirigir esse “mergulho gastronômico” há nomes como o culinarista e professor Marcos Eituts e a chef e também professora Sula Santana. Além disso, participam chefs-convidados, sub-chefs de profissionais renomados, cozinheiros e ex-alunos da Gastromotiva.

O curso é totalmente gratuito e oferece 30 vagas por semestre com a missão de não apenas formar os jovens, mas também auxiliá-los na hora de procurar o primeiro emprego.

No dia 24 de março a Gastromotiva inaugura seu novo espaço em grande estilo, com uma programação interessante de oficinas, aulas e palestras. As aulas e palestras têm vagas limitadas e é preciso confirmar a presença por telefone. O Slow Food estará prestigiando e participando deste grande momento, com a presença da líder do Convivium Slow Food São Paulo, Cenia Salles, que irá conversar com os participantes sobre como participar do Movimento Slow Food.

Mais informações:

www.gastromotiva.org

adriane@gastromotiva.org

telefone: (11) 29240301

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress