Hortas Escolares em Batatais

Um belo dia de fevereiro tive a sorte de encontrar a Joyce, coordenadora das escolas municipais de ensino infantil de Batatais, a qual me falou do seu projeto de implantar uma pequena horta escolar em cada escola da rede, inspirada entre as outras, da nossa Alice Waters. 

A Joyce é uma pessoa que gosta de falar, mas ainda mais de realizar o que fala. Graças a colaboração da APAE Rural de Batatais (SP), o projeto está desenvolvendo-se. E eu tive a sorte de acompanhá-lo fotografando e gravando maravilhosos videos…trabalhar junto com as crianças te dá uma energia incrível!

No mês de maio terminou a primeira fase do projeto, onde todas as crianças, mais de 900, divididas em 10 turmas, visitaram a estrutura da APAE Rural de Batatais, conhecendo estufas e mudas, adubo natural, esterco, pomar de laranja, goiaba, bananeiras, aprendendo as estações, milho maduro e não, curral, vacas, galinhas, para concluir com a parte mais importante, o plantio das mudinhas, alface, rucola, beterraba, berinjela, cenoura… 

No mês de junho será a vez da APAE Rural, com o biólogo Leno e algums alunos da APAE, fazendo visitas nas escolas, para implantar a horta ou um pequeno canteiro, dependendo do espaço a disposição.

E eu estarei lá, feliz de poder testemunhar uma iniciativa que significa muito, que representa um modo diferente de educar, que joga uma semente de esperança neste mundo…por um outro mundo possível e necessário!!!

Veja algumas fotos da primeira fase do projeto:


Fulvio Iermano é italiano, foi voluntário no Terra Madre 2008, está morando no Brasil desde novembro de 2008, e agora faz parte da Rede Terra Madre Brasil.

 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...