Alimentos que correm risco de extinção

07/08/2009 – Atualizado em 08/08/2009 – Época on line

Confira uma lista de ingredientes que quase saíram do mapa, mas estão sendo salvos por ações da Slow Food Foundation.

O lardo di Colonnata, uma espécie de bacon da Itália, quase foi extinto e hoje é tão famoso que já chegou a sofrer falsificação. O queijo cheddar da Inglaterra não chegou a ser falsificado, mas seu método de produção foi totalmente desvirtuado pela indústria de laticínios. A receita original, feita artesanalmente, resulta num produto curado e amarelo claro, que em nada lembra o queijo alaranjado que vemos nos refrigeradores dos supermercados. Esses são dois exemplos de alimentos tradicionais específicos de uma determinada região do mundo que foram "salvos" pela Slow Food Foundation, depois que entraram na Ark of Taste (Arca do Gosto). "A ideia da Arca era fazer um catálogo e chamar a atenção para os produtos que estão desaparecendo", diz Mariana Guimarães Weiler, que representa a América Latina no escritório da Slow Food na Itália.

A entidade criou uma lista com alimentos de 48 países (que só tende a crescer), que leva em conta cinco questões centrais. A primeira é a questão sensorial: o produto tem que ter característica ou sabor muito particular. A segunda, a ligação intrínseca com o território e a memória da população onde é produzido, além de ser diferente também pelo solo e clima regionais. A terceira, ser produzido de modo sustentável. A quarta, ser feito em quantidade limitada, por pequenos produtores, e, por fim, que haja algum risco de extinção. 

Leia mais na Época On Line

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...