arraial

Sustentabilidade e Escolhas Alimentares na Escola

arraial

O Convivium Slow Food Arraial d’ Ajuda – BA, foi convidado pelo Centro Educacional Arraial d’ Ajuda – CEAD nos meses de setembro e outubro de 2010 para dois encontros com os alunos da 4ª série, onde conversamos sobre sustentabilidade e escolhas alimentares. A Renata, coordenadora do CEAD nos explicou que esse encontro justificava pelo assunto sustentabilidade, abordado na programação educativa da própria escola. De imediato, abraçamos esse compromisso e juntamente com a Renata concordamos em um primeiro encontro, apresentar a missão do Slow Food aos alunos realizada pelo Fabrizio, associado ao Slow Food Arraial d’ Ajuda, chefe de cozinha e proprietário do restaurante Dom Fabrizio em Arraial d’ Ajuda. Fabrizio nos relatou que quando saiu de casa não sabia o que iria encontrar, pensando que as crianças hoje são muito mais espertas que na sua época, mas logo que entrou na sala para a palestra, sentiu uma sensação de bem estar e muitas perguntas dos alunos o fizeram entender que o assunto era de interesse para eles e disse "o caminho, penso que está certo e temos que continuar levando o Movimento Slow Food nas escolas. As crianças podem verdadeiramente ser o futuro que salvará este mundo e o meio ambiente". No segundo encontro, o objetivo foi relacionar as escolhas alimentares de forma sustentável. Como nutricionista, tive um imenso prazer em reforçar a educação do gosto numa abordagem de escolher o alimento não somente pelo valor nutricional, mas de forma crítica em relação à Indústria Cultural. E nada mais gratificante do que receber a confirmação do nosso compromisso através de um depoimento dos próprios alunos e também da professora Carla Hora, descrito abaixo.  "No dia 14 de outubro, nós, alunos da 4ª série do CEAD recebemos a visita da nutricionista Nara Bícego. Nesta palestra, aprendemos que a natureza nos dá muitas coisas, mas em troca precisamos preservar os recursos naturais, pois fazemos parte dela. Se não fizermos a nossa parte, não poderemos recuperá-la e nem deixar o necessário para as futuras gerações. Podemos economizar água, consumir menos para fabricar menos lixo, termos consciência do que escolhemos para nos alimentar e procurar comprar produtos de pessoas que produzem naturalmente de forma consciente. Nós dependemos do meio ambiente e ele depende da gente! Percebemos que nosso corpo precisa de uma alimentação saudável e balanceada para nos desenvolvermos melhor, crescer, fortalecer os ossos, melhorar a concentração e sentir melhor o verdadeiro sabor dos alimentos. Devemos evitar as gorduras e os açúcares ruins, salgadinhos e exageros nos doces. Foi muito bom recebermos a visita da Nara e prometemos que iremos cuidar da natureza e do nosso corpo de forma consciente".

O resultado desse encontro foi tão feliz que despertou o desejo em alguns alunos de associarem ao Slow Food e a Sarah ficou especialmente animada, porque juntamente com sua família estão fazendo uma horta em casa.E mais, o Slow Fodd Arraial d’ Ajuda estará presente na XIII Expo Educativa CEAD Desenvolvimento Sustentável para ajudar no questionamento proposto pelos alunos do CEAD de como conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do ambiente e o fim da pobreza no mundo. Assim, termino com o slogan do CEAD "A história do mundo continua com você".

 

 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Como a cidade pode e deve apoiar o campo?

Date 17 junho, 2022
Na busca por respostas, um consenso é de que qualquer solução passa pela mudança da forma como consumimos, produzimos e distribuímos alimentos.