Até Turim: 2012 será um ano importantíssimo para o Salone del Gusto e o Terra Madre

Venha descobrir as inúmeras novidades que lhe esperam de 25 a 29 de outubro… 

Pela primeira vez, na edição de 2012, Salone del Gusto e Terra Madre se unem, dando vida a um evento único, representando a extraordinária diversidade do alimento de cada continente, ultrapassando a divisão entre Norte e Sul do mundo e dando igual dignidade a todos os pequenos produtores que baseiam suas atividades no princípio do bom, limpo e justo. Isto é, um alimento cuja qualidade é definida pela qualidade organolética, sustentabilidade ambiental e justiça social.

Conheça o site do evento: www.salonedelgustoterramadre.slowfood.com

De 25 a 29 de outubro de 2012, Turim será sede, no Lingotto Fiere e no Oval, do novo Salone del Gusto e do Terra Madre. O Salone del Gusto traz consigo o reconhecido sucesso das oito edições passadas e um acervo de produtores de excelência, cozinheiros, Laboratórios do Gosto, Fortalezas, instituições. Por sua vez, o Terra Madre representa uma rede de comunidades do alimento, acadêmicos, cozinheiros e jovens procedentes de 170 Países do mundo inteiro.

O objetivo é criar o mais importante evento mundial dedicado ao alimento, capaz de combinar o prazer do alimento e a responsabilidade para com os alimentos e seus produtores, agregando à experiência enograstronomica – um alicerce do Salone – o conhecimento das mulheres e dos homens que cultivam, criam e transformam os produtos alimentares do mundo inteiro, dos territórios onde nascem estes alimentos e onde têm raízes profundas.

Ao longo deste percurso, o Salone del Gusto e o Terra Madre tocam alguns temas fundamentais ligados à produção e ao consumo de alimentos: do papel dos jovens e das pequenas produções tradicionais no futuro da agricultura à preservação da paisagem; da luta por uma agricultura livre de OGMs à tutela dos pastores e dos pescadores tradicionais; do fortalecimento da relação entre produtor e consumidor à promoção de escolhas mais responsáveis e informadas no setor alimentar, com a consciência de seus efeitos sobre saúde, meio ambiente e sistema produtivo.

Salone del Gusto e Terra Madre, a partir deste ano, estarão, portanto, inteiramente abertos ao público oferecendo a todos os visitantes a possibilidade de descobrir os sabores das regiões italianas, as comunidades do alimento europeias, asiáticas, africanas e americanas, as Fortalezas do mundo todo (do Peru à Malásia), os protagonistas das mil hortas que o Slow Food está realizando na África; de participar de percursos didáticos (para adultos e crianças), palestras, debates, degustações e momentos de descoberta gastronômica (graças a guias especiais, como: chefs de renome e emergentes, produtores de vinho e especialistas de culinária, que se tornam “catedráticos” durante os já famosos Laboratórios e Teatros do Gosto, dos Masters of Food e nos Encontros com o Autor). Uma oportunidade única para conhecer sabores desconhecidos ou para descobrir que a vida de um pastor norueguês não é tão diferente da vida de seu colega etíope.

O futuro do alimento é o futuro do planeta. Por isto, estar em Turim de 25 a 29 de outubro é mais importante do que nunca. Pois um mundo melhor – ainda melhor, mais limpo e justo – tem raízes naquilo que temos em nosso prato. Porque de nossas escolhas do dia a dia dependem o meio ambiente, a economia, a sociedade do amanhã.

>> Clique e conheça o site do evento
>> Baixe o catálogo gratuito Brasil no Salone del Gusto 2008

 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Peixe de Varal

Pescados artesanais, cozinha local, sabedoria caiçara, tempo, sol e mar,  são esses os ingredientes que da Peixe de Varal. Angélica Souza é pescadora, cozinheira e empreendedora na Peixe de Varal. É um...

Território e Cultura Alimentar no Ceará

Projeto propõe ações de fortalecimento junto a comunidades indígenas cearenses A confluência entre a Associação Slow Food do Brasil (ASFB), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através do Projeto São José, e a...