Até Turim: 2012 será um ano importantíssimo para o Salone del Gusto e o Terra Madre

Venha descobrir as inúmeras novidades que lhe esperam de 25 a 29 de outubro… 

Pela primeira vez, na edição de 2012, Salone del Gusto e Terra Madre se unem, dando vida a um evento único, representando a extraordinária diversidade do alimento de cada continente, ultrapassando a divisão entre Norte e Sul do mundo e dando igual dignidade a todos os pequenos produtores que baseiam suas atividades no princípio do bom, limpo e justo. Isto é, um alimento cuja qualidade é definida pela qualidade organolética, sustentabilidade ambiental e justiça social.

Conheça o site do evento: www.salonedelgustoterramadre.slowfood.com

De 25 a 29 de outubro de 2012, Turim será sede, no Lingotto Fiere e no Oval, do novo Salone del Gusto e do Terra Madre. O Salone del Gusto traz consigo o reconhecido sucesso das oito edições passadas e um acervo de produtores de excelência, cozinheiros, Laboratórios do Gosto, Fortalezas, instituições. Por sua vez, o Terra Madre representa uma rede de comunidades do alimento, acadêmicos, cozinheiros e jovens procedentes de 170 Países do mundo inteiro.

O objetivo é criar o mais importante evento mundial dedicado ao alimento, capaz de combinar o prazer do alimento e a responsabilidade para com os alimentos e seus produtores, agregando à experiência enograstronomica – um alicerce do Salone – o conhecimento das mulheres e dos homens que cultivam, criam e transformam os produtos alimentares do mundo inteiro, dos territórios onde nascem estes alimentos e onde têm raízes profundas.

Ao longo deste percurso, o Salone del Gusto e o Terra Madre tocam alguns temas fundamentais ligados à produção e ao consumo de alimentos: do papel dos jovens e das pequenas produções tradicionais no futuro da agricultura à preservação da paisagem; da luta por uma agricultura livre de OGMs à tutela dos pastores e dos pescadores tradicionais; do fortalecimento da relação entre produtor e consumidor à promoção de escolhas mais responsáveis e informadas no setor alimentar, com a consciência de seus efeitos sobre saúde, meio ambiente e sistema produtivo.

Salone del Gusto e Terra Madre, a partir deste ano, estarão, portanto, inteiramente abertos ao público oferecendo a todos os visitantes a possibilidade de descobrir os sabores das regiões italianas, as comunidades do alimento europeias, asiáticas, africanas e americanas, as Fortalezas do mundo todo (do Peru à Malásia), os protagonistas das mil hortas que o Slow Food está realizando na África; de participar de percursos didáticos (para adultos e crianças), palestras, debates, degustações e momentos de descoberta gastronômica (graças a guias especiais, como: chefs de renome e emergentes, produtores de vinho e especialistas de culinária, que se tornam “catedráticos” durante os já famosos Laboratórios e Teatros do Gosto, dos Masters of Food e nos Encontros com o Autor). Uma oportunidade única para conhecer sabores desconhecidos ou para descobrir que a vida de um pastor norueguês não é tão diferente da vida de seu colega etíope.

O futuro do alimento é o futuro do planeta. Por isto, estar em Turim de 25 a 29 de outubro é mais importante do que nunca. Pois um mundo melhor – ainda melhor, mais limpo e justo – tem raízes naquilo que temos em nosso prato. Porque de nossas escolhas do dia a dia dependem o meio ambiente, a economia, a sociedade do amanhã.

>> Clique e conheça o site do evento
>> Baixe o catálogo gratuito Brasil no Salone del Gusto 2008

 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Comida, Comunidade e Regeneração

Date 18 julho, 2022
Regeneração é o tema do Terra Madre – Salone del Gusto 2022, que tem como objetivo ressaltar o protagonismo da agricultura familiar...

Slow Food Indica

Date 16 julho, 2022
Visibilidade e acesso a mercados mais competitivos para alimentos bons, limpos e justos Mais um passo está sendo dado para qualificar a...

Intercâmbio de culturas alimentares

Date 14 julho, 2022
Jovens do povo Tremembé da Barra do Mundaú viajaram do litoral oeste do Ceará até a terra indígena do povo Tabajara do...