Costeando os sabores do Danúbio

Estão abertas as inscrições para o cruzeiro que, de 21 a 29 de junho, atravessará o sudeste da Europa, de Budapeste a Sofia, com a inauguração do Terra Madre dos Bálcãs… 

No dia 21 de junho, com o começo do verão no Hemisfério Norte, os dias serão mais longos e o pôr do sol no Danúbio, mais belo do que nunca. Não há momento melhor para se deixar encantar pelo grande rio, com uma romântica viagem de navio. 

A associação trentina “Viaggiare i Balcani”, em parceria com o Slow Food e com o apoio do Província de Trento, escolheu uma fórmula diferente para visitar o sudeste da Europa: nove dias navegando, de 21 a 29 de junho, com visitas, encontros, atividades culturais nos diversos destinos, e pernoites nos hotéis selecionados, ao longo do roteiro. De Budapeste a Sofia, passando por Mohacs, Vidin e Belgrado, o rio garante paisagens extraordinárias: os passageiros poderão apreciar as regiões ricas em história e contrastes, da suavidade de suas margens. Durante a viagem, alguns hóspedes – músicos Rom, escritores, viticultores e mestres queijeiros – apresentarão, a bordo, um pouco da cultura local, com palestras, apresentações, degustações e shows de música csardas e tamburaška. 

O cruzeiro “Navegando ao longo dos sabores do Danúbio” será uma viagem de descoberta dos alimentos locais, com as comunidades de produtores do Terra Madre recepcionando os viajantes nas diversas etapas. Os participantes aprenderão a preparar o goulash, poderão degustar os produtos das Fortalezas locais, como a linguiça húngara de Mangalica (Hungria), temperada com páprica, ou o queijo verde de Tcherni Vit (Bulgária), um dos poucos queijos azuis (ou melhor, verde, neste caso!) naturais existentes ao mundo. 

O final do percurso será em Sofia, onde os passageiros participarão da segunda edição do Terra Madre Bálcãs (de 29 de junho a 1° de julho), o encontro que reúne dezenas de comunidades de agricultores e pescadores da região, durante três dias de palestras e degustações. Os participantes do cruzeiro participarão do jantar inaugural no jardim botânico da capital da Bulgária. 

As inscrições estão abertas até o dia 20 de maio ou até terminarem as vagas disponíveis. 

Saiba mais: 
www.viaggiareibalcani.it
danubio@viaggiareibalcani.net

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Peixe de Varal

Pescados artesanais, cozinha local, sabedoria caiçara, tempo, sol e mar,  são esses os ingredientes que da Peixe de Varal. Angélica Souza é pescadora, cozinheira e empreendedora na Peixe de Varal. É um...

Território e Cultura Alimentar no Ceará

Projeto propõe ações de fortalecimento junto a comunidades indígenas cearenses A confluência entre a Associação Slow Food do Brasil (ASFB), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através do Projeto São José, e a...