Pequenos passos concretos, projeto de educação e segurança alimentar em Cuba

Segurança alimentar? Aceito! Vejamos como um projeto simples e virtuoso, alcançou excelentes resultados na complexa realidade cubana… 

Em Cuba, a segurança alimentar é um problema sério. Durante décadas, a agricultura da ilha era baseada quase que exclusivamente na produção de cana-de-açúcar e, devido ao embargo americano, contava com volumosas exportações para a União Soviética. Por isto, com a queda do muro de Berlim, a situação já precária ficou dramática. O governo se comprometeu a garantir as necessidades mínimas da população, apostando principalmente no desenvolvimento da agricultura urbana. 

A partir de 2009, o Slow Food deu início a um projeto de educação alimentar na ilha. No começo, numa cidade a 90 quilômetros da Havana (Itabo) e depois, num bairro operário da capital (Pogolotti, em homenagem a um operário italiano que emigrou para a América). 

As atividades – administradas pela associação Proyecto Comunitario Conservación de Alimentos que, a partir de 2004, faz parte da rede do Terra Madre – constam de cursos de formação que ensinam a variar a dieta, cultivando hortaliças, legumes, ervas aromáticas e frutas para consumo familiar. O foco dos seminários é a produção orgânica e as melhores técnicas para obter safras abundantes e de boa qualidade, com recursos limitados. Os que participam dos cursos têm a responsabilidade de formar, por sua vez, outros membros da comunidade, para que os benefícios possam ser compartilhados ao máximo. 

O impacto de uma ideia tão simples é muito forte num país que importa 80% de suas necessidades alimentares. 

«Depois de ter participado das edições do Terra Madre de 2006 e 2008 em Turim – explica José Lama, diretor do Proyecto Comunitario Conservación de Alimentos – compreendemos que o trabalho realizado com produtores e crianças responde à filosofia do Slow Food. Ambos trabalhamos por uma alimentação melhor, por justiça social e por uma produção alimentar que respeite o meio ambiente e as pessoas». 

Apoie o projeto!
Clique aqui e faça uma doação!

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Comida, Comunidade e Regeneração

Date 18 julho, 2022
Regeneração é o tema do Terra Madre – Salone del Gusto 2022, que tem como objetivo ressaltar o protagonismo da agricultura familiar...

Slow Food Indica

Date 16 julho, 2022
Visibilidade e acesso a mercados mais competitivos para alimentos bons, limpos e justos Mais um passo está sendo dado para qualificar a...

Intercâmbio de culturas alimentares

Date 14 julho, 2022
Jovens do povo Tremembé da Barra do Mundaú viajaram do litoral oeste do Ceará até a terra indígena do povo Tabajara do...