Agenda de atividades do Slow Food durante a Rio+20

Dia 18/06

Apresentação do Salone del Gusto e Terra Madre

Carlo Petrini apresenta no Riocentro o Salone Internazionale del Gusto e Terra Madre, que acontecem em Turim, Itália, do dia 25 ao 29 de outubro e reúne produtores, agricultores, pescadores, acadêmicos e pessoas do mundo todo interessadas na produção e consumo de alimentos. http://salonedelgustoterramadre.slowfood.com/
Local:
Pavilhão Italiano – Parque dos Atletas
Horário:
das 16h às 16:30


Dia 19/06

Circuito Carioca de Feiras Orgânicas – Ipanema

O Slow Food está presente nas feiras do Circuito Carioca apoiando os pequenos produtores locais. Integrantes da Rede Terra Madre e sócios do Slow Food organizam atividades de informação e educação como oficinas do gosto e a Barraca da Biodiversidade que trará produtos autenticamente brasileiros, mas desconhecidos do grande público. Marcelo Costa, secretário da SEDES (Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário), acompanha Carlo Petrini.
Local:
Praça Nossa Senhora da Paz
Horário:
das 9h às 12h

Cúpula dos Povos

Num bate-papo, produtores, chefs de cozinha e demais pessoas vinculadas à Rede Terra Madre fazem apresentações de 10 minutos cada. O ciclo de conversas aborda o alimento e sua complexa cadeia de produção, com exemplos viáveis de cooperativismo, consumo sustentável e o papel do alimento como transformador social. O projeto Revolução dos Baldinhos fala sobre o manejo inteligente de resíduos. Carlo Petrini estará presente e falará com a imprensa.
Local:
Cúpula dos Povos – Aterro do Flamengo
Tenda E – Chico Science
Horário:
das 17:30 às 19:30


Dia 21/06

Circuito Carioca de Feiras Orgânicas – Tijuca

O Comissário Europeu para o Desenvolvimento e a Cooperação – Europaid, senhor Andris Piebalgs, visita a feira do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, a convite de Carlo Petrini, presidente do Slow Food. A feira terá oficinas de culinária e compostagem. A imprensa está convidada.
Local: Praça Afonso Pena
Horário: das 9h às 12h


Dia 23/06

Circuito Carioca de Feiras Orgânicas – Jardim Botânico

O Comissário Europeu para a Agricultura e o Desenvolvimento Rural, senhor Dacian Cioloş, o Ministro do Meio Ambiente da Itália, senhor Corrado Clini, e o Diretor-Geral da FAO, senhor José Graziano da Silva, visitam a feira do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, a convite de Carlo Petrini, presidente do Slow Food. A visita começa às 9h. A feira terá oficinas de culinária e compostagem. A imprensa está convidada.
Local:
Praça da Igreja São José da Lagoa
Horário:
das 9h às 12h

Circuito Carioca de Feiras Orgânicas – Bairro Peixoto

O chef Bernardo Simões, do Convivium Mata Atlântica, mostra como preparar saladas e molhos dos mais variados tipos. Regina Tchelly, fala do projeto Favela Orgânica, que ensina reutilização de talos, cascas e outras partes desprezadas dos ingredientes aos moradores e visitantes do Morro da Babilônia. O projeto Revolução dos Baldinhos fala sobre o manejo inteligente de resíduos orgânicos. A imprensa está convidada.
Local:
Praça Edmundo Peixoto
Horário:
das 9h às 12h


Guia Rio de Janeiro – 100 Dicas Slow Food

Em todos os eventos será distribuído gratuitamente o guia Rio de Janeiro – 100 Dicas Slow Food. Produzido pelo Slow Food em colaboração com a revista Prazeres da Mesa e com o SENAC-SP, reúne recomendações de botecos, bares, feiras e restaurantes. O guia bilíngüe (inglês-português) também reúne projetos sociais inovadores, desenvolvidos em comunidades carentes. O download gratuito está disponível no endereço: www.slowfoodbrasil.com/guia-rio/


Mais informações em Imprensa: www.slowfoodbrasil.or.br/imprensa

Programação completa: http://www.slowfoodbrasil.com/textos/noticias-slow-food/538-o-slow-food-na-cupula-dos-povos-e-na-rio-20


Paola Nano
Slow Food International
Press Office Director
Via della Mendicità Istruita, 14
12042 BRA (Cn) – Italy
Tel
++39 0172 419645
Cell
++39 329 8321285
E-mail:
p.nano@slowfood.it
Skype: paolanano

 

Cíntia Bertolino

Rio de Janeiro – Brazil
cintia.cris@gmail.com
+55 (21) 8003-4606
Skype: cintiacrisbb


Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress