Slow Food organiza ciclo de conversas na Cúpula dos Povos

Em encontro promovido pelo Slow Food, diferentes convidados da Rede Terra Madre celebram o território, a alimentação e o consumo sustentáveis

O Slow Food organiza na Cúpula dos Povos um ciclo de conversas abertas ao público, no dia 19 de junho de 2012 das 17:30 às 19:30. Não é preciso fazer inscrição para participar. O programa será aberto com um panorama sobre a atuação do Slow Food no Brasil e no mundo.

Como num bate-papo, chefs de cozinha, acadêmicos, produtores e demais pessoas vinculadas à Rede Terra Madre farão apresentações de, no máximo, 10 minutos cada. O ciclo de conversas irá abordar o alimento e sua complexa cadeia de produção. Mostrará alternativas viáveis de cooperativismo, consumo sustentável, experiências concretas sobre o alimento como transformador social, finalizando com o manejo inteligente de resíduos orgânicos.

Após as palestras haverá cerca de 30 minutos para perguntas e troca de ideias com o público.

O guia Rio de Janeiro – 100 Dicas Slow Food, com sugestões sobre botecos, bares, restaurantes e projetos sociais, será distribuído aos participantes.

As apresentações terão os seguintes temas:

  1. O evento começa com um panorama sobre a atuação do Slow Food no Brasil e no mundo.

  2. Apresentação do EXPO-MOVIL, iniciativa realizada pelo Slow Food em parceria com o projeto Desarrollo Territorial Rural con Identidad Cultural (DTR-IC) e com o apoio da Ford Foundation.

  3. Sustentabilidade e Resilência de Sistemas Alimentares será abordado por Marina Vianna Ferreira

  4. Bernardo Simões e Fabiano Gregório do Convivium Mata Atlântica, em Santa Catarina, mostram como a experiência da cooperação em rede pode ajudar na valorização do território.

  5. A Produção Familiar, Tradicional e Sustentável – Caminhos e Desafios será o tema abordado a seguir por Luis Carrazza, da Central do Cerrado.

  6. Bibi Cintrão fala sobre O Co-Produtor: a Rede Ecológica e o Exemplo de uma Iniciativa de Consumo Sustentável.

  7. David Hertz apresenta a Gastromotiva: Gastronomia e Responsabilidade Social.

  8. Fechando o ciclo de conversas, Marcos José de Abreu e Grupo Revolução dos Baldinhos compartilha experiências e mostra qual destino dar aos resíduos alimentares.

Sobre o Slow Food

Slow Food é uma organização internacional sem fins lucrativos. Fundada em 1989 na Itália, está presente em 150 países e conta com mais de 100 mil integrantes distribuídos em 1.500 convivia – grupos de associados pelo mundo. Mais de 2 mil comunidades fazem parte da Rede Terra Madre, uma rede global que conecta agricultores familiares, pescadores, artesãos, acadêmicos e promove a troca de informações e experiências.

O Slow Food acredita que todos têm direito ao alimento bom, limpo e justo. Bom representando um alimento saboroso. Limpo por ter sido produzido com respeito ao meio-ambiente. Justo por ter preços acessíveis aos consumidores e honestos para os produtores

Slow Food na Cúpula dos Povos

Dia e Horário: 19 de junho, das 17:30 às 19:30
Local:
Tenda E – Chico Science
Endereço:
Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro

 


Paola Nano
Slow Food International
Press Office Director
Via della Mendicità Istruita, 14
12042 BRA (Cn) – Italy
Tel
+39 0172 419645
Cell
+39 329 8321285
E-mail:
p.nano@slowfood.it
Skype: paolanano

Cíntia Bertolino
Rio de Janeiro – Brazil

cintia.cris@gmail.com
+55 (21) 8003-4606
Skype: cintiacrisbb


 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Comida, Comunidade e Regeneração

Date 18 julho, 2022
Regeneração é o tema do Terra Madre – Salone del Gusto 2022, que tem como objetivo ressaltar o protagonismo da agricultura familiar...

Slow Food Indica

Date 16 julho, 2022
Visibilidade e acesso a mercados mais competitivos para alimentos bons, limpos e justos Mais um passo está sendo dado para qualificar a...

Intercâmbio de culturas alimentares

Date 14 julho, 2022
Jovens do povo Tremembé da Barra do Mundaú viajaram do litoral oeste do Ceará até a terra indígena do povo Tabajara do...