Falta quase um mês para o Salone del gusto e Terra Madre 2012

Na capital piemontesa, a expectativa é grande para o maior evento do Slow Food. De 25 a 29 de outubro de 2012, o Salone del Gusto e Terra Madre estarão totalmente abertos ao público. Uma oportunidade única para descobrir os alimentos que transformam o mundo.

“Alimentos que transformam o mundo”: este é o slogan da nova edição do Salone del Gusto e Terra Madre, que será realizado na Itália, em Turim, de 25 a 29 de outubro. Centenas de produtores de pequena escala, chefs e pesquisadores serão os protagonistas da maior manifestação internacional organizada pelo Slow Food. Participantes de todo o mundo trarão consigo produtos e histórias, oferecendo a possibilidade de explorar o mundo dos alimentos e dos vinhos em 360 graus. Num caleidoscópio de culturas diversas, os visitantes poderão descobrir que competências e que saberes, antigos e novos, são necessários para produzir os alimentos do amanhã.

Este ano, pela primeira vez, Salone del Gusto e Terra Madre serão um único evento. Os visitantes terão acesso a todos os estandes e a todos os eventos que no passado eram parcialmente reservados aos especialistas do setor. Os associados Slow Food terão um desconto de 50% no ingresso (10 euros para o ingresso do dia, em vez de 20; 30 euros para um passe válido por cinco dias, em vez de 60), desconto de 20% na reserva dos eventos e de 30% nos preços dos livros. Abaixo, de forma breve, como será a programação.

Três pavilhões do centro de eventos Lingotto (1, 2 e 3) serão dedicados ao mercado italiano, especialmente aos produtos de mais de 200 Fortalezas Slow Food e de centenas de expositores divididos por regiões. Cada região apresentará algumas de suas especialidades nos espaços das osterie: os visitantes poderão experimentar a mais autêntica cozinha regional de cada canto da península. Graças à colaboração da rede associativa local, cada região também aprofundará um tema transversal: do azeite de oliva às técnicas tradicionais de vinificação, à educação alimentar.

Este programa será enriquecido por uma série de conferências abertas ao público do evento: especialistas de todo o mundo tratarão de temas fundamentais, como a mudança climática, a agricultura urbana, o bem-estar animal, biodiversidade, os povos indígenas, a soberania alimentar.

A poucos passos do mercado italiano, no prédio do Oval, será realizado o mercado internacional, onde centenas de produtos únicos no mundo poderão ser conhecidos e degustados e onde também estarão expostos os projetos e campanhas do Slow Food em todo o planeta. Também aqui, cada região do mundo será associada a um tema relevante. No centro do espaço dedicado à África, por exemplo, será instalada uma horta de 400 metros quadrados, apresentando o projeto Mil Hortas na África. A alguns metros de distância, os estandes dos países balcânicos proporão quatro percursos diferentes para explorar os tesouros gastronômicos pouco conhecidos daquela região. No Oval estarão presentes mais de 100 Fortalezas e seis Mercados da Terra da rede Slow Food. A animada área de comidas de rua servirá especialidades do mundo inteiro para comer de pé: um fast food internacional autêntico e diferente!

A educação alimentar continuará sendo um dos pontos chave do evento. Estão programadas atividades para crianças e adultos. É possível fazer reserva para as atividades na página www.slowfood.com e estarão disponíveis em italiano e em inglês. Os associados do Slow Food terão direito a um desconto de 20%. Haverá mais de 100 Laboratórios do Gosto, as já famosas degustações realizadas pelo Slow Food, com a supervisão de produtores, chefs, enólogos, mestres cervejeiros e especialistas. Os Teatros do Gosto mostrarão chefs de todo o mundo trabalhando, com seus truques e seus segredos. As atividades dos Master of Food “Horticultura” e “Cozinhar sem desperdício”, oferecerão conselhos para o consumo e a produção sustentáveis também em casa. Nos Encontros com o Autor, dez encontros com vários protagonistas internacionais do mundo dos alimentos e dos vinhos num ambiente mais íntimo e relaxado.

Por fim, não esqueça de visitar a Enoteca, uma espetacular galeria com mais de 1.200 vinhos italianos para degustar, muitos dos quais relacionados no guia Slow Wine do Slow Food Editore. No final do dia, a manifestação sairá do Lingotto, onde é possível participar de um dos Encontros à mesa, organizados por uma equipe internacional de chefs que, durante os dias da manifestação, serão convidados por alguns dos melhores restaurantes de Turim e arredores. Se preferir uma refeição mais simples, visite a Piazza della Pizza, onde os melhores pizzaioli napolitanos trabalharão com ingredientes das Fortalezas Slow Food. Para acompanhar os pratos, as melhores cervejas artesanais.

O programa completo pode ser baixado do site www.slowfood.com. Visite o site do evento

Reserve agora!

Os Laboratórios do Gosto, o Teatro do Gosto, os encontros com o Autor, os eventos do Master of Food e os Encontros à Mesa têm vagas limitadas, sendo indispensável fazer reservas. O prazo para reservas online é até dia 18 de outubro de 2012. Não serão feitas reservas por telefone. As eventuais vagas restantes estarão à venda nos dias dos eventos.
Veja o calendário e reserve o quanto antes

Vantagens para os associados Slow Food

Os associados Slow Food têm direito a muitas vantagens: ingressos pela metade do preço, desconto de 20% na reserva dos eventos e reduções de 30% na compra de livros e mercadorias do evento.
Una-se a nós!

Acompanhe no Facebook e no Twitter hashtag: #SaloneDelGusto
E no site: http://salonedelgustoterramadre.slowfood.com/

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress