chefs

Chefs se reúnem em lançamento do Cerrado Week

chefs
 
Chefs se reúnem em lançamento do Cerrado Week
Festival gastronômico acontece de 15 a 21 de setembro e contará com cafés, bares e restaurantes de Brasília e Goiás

 
Mais de 20 chefs de cozinha se reuniram nesta terça-feira, 09, para o café da manhã de lançamento da primeira edição do Festival Gastronômico Cerrado Week. Foi um momento de confraternização entre cozinheiros e produtores, com o intuito de celebrar o Dia do Cerrado, que será comemorado no próximo dia 11.

O Cerrado Week acontece de 15 a 21 de setembro, em mais de 30 restaurantes, bares, padarias, sorveterias, trucks, e os mais diversos estabelecimentos alimentícios, de Brasília e de Goiás. Os chefs e mixologistas servirão preparos especias com ingredientes nativos do Cerrado.

“Nosso objetivo principal é ampliar o conhecimento do público sobre o potencial gastronômico das espécies nativas do Cerrado e ao mesmo tempo criar uma demanda regular para esses produtos, fomentando assim toda a cadeia produtiva dos agroextrativistas e cooperativas que utilizam o bioma como sua fonte de renda”, explica Ana Paula Jacques, coordenadora-geral do Festival e co-líder do convívio Slow Food Cerrado.

Em Brasília, sede do Cerrado Week, o público poderá experimentar as delícias preparadas pelos chefs dos restaurantes: Restaurante Olivae, Trio Gastronomia, Restaurante Mucho Gusto, El Paso, Parrilla Madrid, Oliver, Dom Francisco (Asbac e 402 Sul) , Loca Como Tu Madre, Universal, Calaf, Grand Cru, Cartolaria Guara, Jambu, Bla’s, Daorla Showbar e Restaurante, pizzaria Dolce Far Niente e os oito Restaurante-Escola Senac (MPDFT, CGU, Setor Comercial Sul, Ministério da Justiça, STF, Câmara dos Deputados – Anexo IV, “Restaurante dos Senadores” e Senac Downtown Brasília).

Ainda participam os cafés, sorveterias, padarias, trucks, bares: Objeto Encontrado Galeria e Café, Sorbê Sorvetes Artesanais, Bar Godofredo, Alfredo Pizzaria, La Boulangerie, Paradiso, Paneteria D’Oliva, O Realejo, Komboleria e Quitanda Fácil.

Mas, como o Cerrado não fica restrito ao Planalto Central, este ano três restaurantes de Goiás já aderiram ao Cerrado Week: a Venda do Bento (Pirenóplis), o Pitanga Sabor e Equilíbrio (Goiânia) e o Restaurante ComTradição (Olhos D’Água) .
 
mesa

“Há dez anos atrás, seria impossível se pensar em uma adesão desse tamanho de chefs. Acreditava-se que as pessoas não aceitariam bem os produtos daqui. Já crescemos bastante”, diz Simon Lau, chef que começou o movimento de valorização dos produtos do Cerrado na alta gastronomia.

Para os restaurantes que já são adeptos dos produtos locais, o Cerrado Week será uma grande vitrine.

“O restaurante Olivae completou um ano de atividade e o Festival Gastronômico Cerrado Week vai consolidar o trabalho e as pesquisas que fazemos para valorizar o Cerrado e a gastronomia brasileira”, diz Agenor Maia, chef do premiado Restaurante Olivae.

“A comida não deve ser só bonita, tem que ter sabor. Acho que nós somos os melhores para saber desenvolver o potencial dos nossos frutos e valorizar o seu sabor”, argumenta o chef do Venda do Bento, de Pirenópolis, Vini Ferreira.

Para garantir o sucesso já em sua primeira edição, o Festival Gastronômico Cerrado Week conta com o apoio de renomadas instituições. São parceiros institucionais a Rede Cerrado e a Central do Cerrado. O Senac patrocina o Cerrado Week, e ainda apoiam o evento a Revista Prazeres da MESA, a maior revista de gastronomia do país, o IESB e a Enoteca Decanter.
O Cerrado*
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e ocupa quase 1/4 do território nacional (2.036.448 km2), abrangendo o Distrito Federal, os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, São Paulo, Bahia, Rondônia e porções de Roraima, Amapá, Amazonas e Pará.  O bioma é  conhecido como “berço das águas” ou “caixa d´água do Brasil” por abrigar nascentes das principais bacias hidrográficas brasileiras.
Estudos apontam que existem cerca de 15 mil espécies de plantas no Cerrado, além de uma fauna riquíssima, com aproximadamente 300 mil espécies de animais. Mas, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, 132 espécies do Cerrado constam na lista das espécies ameaçadas de extinção.

*Com informações da Rede Cerrado

 
Crédito das fotos: Andressa Anholete

Thalita Kalix
Assessoria de Imprensa
Festival Cerrado Week
(61) 9617-9814

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress