Prêmio Queijos do Brasil

1º Prêmio de Queijos Artesanais Brasileiros acontece em São Paulo

Prêmio Queijos do Brasil

A primeira premiação de queijos artesanais do Brasil está com inscrições abertas até o dia 23 de outubro de 2014.

O Prêmio Queijo Brasil é promovido pela Mercearia Mestre-Queijeiro (loja de produtos artesanais do mestre-queijeiro Bruno Cabral e do Grupo Clash) e pelo GT Slow Food Brasil de Queijos Artesanais. A premiação acontece no dia 3 de novembro durante a Semana Mesa SP, no Centro Universitário Senac – Santo Amaro. Nesta primeira edição, podem participar até 100 tipos de queijos de produtores de todo Brasil, que serão premiados com selos ouro, prata e bronze, não havendo um único vencedor.

Com apoio da revista Prazeres da Mesa e Senac São Paulo, a iniciativa tem o intuito de divulgar a diversidade dos queijos artesanais produzidos em território nacional, aproximar o consumidor do produtor, além de estimular a melhoria da qualidade dos queijos por meio do intercâmbio de conhecimentos entre produtores, consumidores e especialistas. O Prêmio de Queijos Artesanais Brasileiros integra a programação da Semana Mesa SP, o mais importante evento de enogastronomia da América Latina, que acontece em entre os dias 3 e 5 de de novembro no Centro Universitário Senac – Santo Amaro.

Como Funciona:

Os queijos inscritos para a premiação, por seus produtores e/ou representantes, serão avaliados por um júri formado por chefs, jornalistas, especialistas em queijos, produtores e consumidores.

Aos jurados serão entregues folhetos explicativos sobre tipos de defeitos nos queijos para orientação durante a avaliação.

Durante o evento os queijos serão igualmente avaliados por voto popular.

A cada produtor premiado será entregue:

· Certificado de Prêmio / Diploma

· Adesivo com premio recebido do concurso para ser colocado junto ao queijo em ponto comercial. 

Exigências para inscrever o queijo:

  1. O queijo inscrito deve ser produzido em território nacional.
  2. Tendo em conta as diferentes técnicas de produção, o queijo inscrito de ser produzido manualmente ou com o mínimo auxilio de maquinas. 
  3. O queijo inscrito deve ser produzido na mesma fazenda/laticinio onde preferencialmente 80% do leite é obtido, podendo ser maturado em outra localidade ou afinado com técnicas diferenciadas e inclusive podendo receber a interferência de outros ingredientes desde que o nome do queijo seja diferente de seu original.
  4. O limite diário de leite na produção é de 1.000 litros.
  5. Associações e cooperativas poderão inscrever seus queijos desde que respeitem o limite máximo de produção diário.
  6. A organização do evento dará preferencia a queijos com nome locais e em idioma português e que fomentem a criação de novos produtos genuinamente brasileiros.
  7. Caso seja comprovado que algum queijo premiado não cumpra as exigências acima descritas, ao produtor lhe será imediatamente retirado o premio e penalizado com a proibição de participação em futuros Queijo Brasil.

Inscrições

Os produtores e/ou seus representantes podem inscrever seus queijos enviando a ficha de inscrição preenchida para o email maycon@mestrequeijeiro.com.br. Maiores informações e instruções para envio dos queijos podem ser obtidas pelos telefones (11) 23691087 e (11) 23691089 ou ainda pelo facebook: www.facebook.com/premioqueijobrasil

O prazo final para a inscrição dos queijos é de 23 de Outubro de 2014

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Comida, Comunidade e Regeneração

Date 18 julho, 2022
Regeneração é o tema do Terra Madre – Salone del Gusto 2022, que tem como objetivo ressaltar o protagonismo da agricultura familiar...

Slow Food Indica

Date 16 julho, 2022
Visibilidade e acesso a mercados mais competitivos para alimentos bons, limpos e justos Mais um passo está sendo dado para qualificar a...

Intercâmbio de culturas alimentares

Date 14 julho, 2022
Jovens do povo Tremembé da Barra do Mundaú viajaram do litoral oeste do Ceará até a terra indígena do povo Tabajara do...