terramadreday2014

Terra Madre Day 2014: salve um alimento em risco

terramadreday2014

O Terra Madre Day é uma celebração mundial do alimento local, realizada anualmente no dia 10 de dezembro.

Qualquer um pode participar ou organizar um evento! Procure um evento próximo de você, ou organize você mesmo um evento novo, grande ou pequeno, seja qual for o lugar que você mora no planeta.

Através de milhares de eventos, diversos e únicos, organizados no mundo inteiro, juntos vamos demonstrar que uma revolução alimentar global assenta em raízes locais.

Salve um alimento em risco durante o Terra Madre Day!

Este ano, pedimos que aproveitem do Terra Madre Day para chamar a atenção para os alimentos locais em risco de extinção.

No mundo inteiro, muitos produtos alimentares tradicionais estão desaparecendo, junto com os conhecimentos, técnicas, culturas e paisagens que os geraram. É por isto que foi criada a Arca do Gosto do Slow Food, um projeto para catalogar e preservar estes alimentos.

Estamos sempre à procura de novos produtos a serem indicados para a Arca e, por ocasião do Terra Madre Day deste ano, pedimos que encontre produtos da sua região que estão em risco, e que os indique para a Arca, celebrando-os durante o evento do qual você participa. Saiba mais aqui.

Quando, Como, Quem, Onde, O quê…

Quando: em 10 de Dezembro de 2014 (ou alguma data próxima)

Como: Há mil maneiras de celebrar o Terra Madre Day, dos pequenos encontros aos grandes eventos: um piquenique ou um jantar, um filme ou um concerto que chame a atenção para a importância da alimentação boa, limpa e justa, uma visita a um produtor do Terra Madre, uma campanha de sensibilização sobre um tema específico, uma actividade de educação alimentar e do gosto, um encontro entre produtores, chefs, jovens e outros… Ou uma combinação destes elementos. Sejam criativos!

Quem: Todos os que partilham a filosofia Slow Food, em particular os Convívios do Slow Food, as comunidades do alimento, as Fortalezas, os chefs, os acadêmicos, os jovens, os produtores da Arca do Gosto, as hortas escolares. Convidem o público a participar, incluindo os jornalistas, as autoridades locais e representantes de outras organizações.

Onde: As atividades acontecerão nos mais variados locais em todos os países do mundo: tanto na cidade como no campo, nas escolas e locais públicos, nos cinemas, nos restaurantes ou em casa e até num barco!

O quê: O Terra Madre Day pode ser celebrado organizando:

Algumas ideias de eventos para vocês organizar ou se inspirar:

• Uma refeição comemorativa
Eat-in e refeições coletivas partilhadas nas escolas ou universidades, nos restaurantes, sítios/fazendas ou vários locais podem passar a um público mais amplo o prazer da alimentação boa, limpa e justa. Convidando também os produtores, os participantes poderão aumentar os seus conhecimentos e a capacidade de apreciar os produtos locais. Estas ocasiões contribuem também para lembrar que a comida significa alegria, cultura e convívio, e que o ato de comer pode influenciar os nossos valores e os nossos comportamentos.

• Visitas a produtores
Um passeio de bicicleta, uma caravana, uma visita de estudo: as visitas aos sítios/fazendas de produtores são formas ótimas de pôr em contato produtores e consumidores e de viver uma experiência didática agradável e concreta, durante a qual as pessoas experimentam produtos e aprendem a conhecê-los diretamente com quem os produz.

• Filmes e eventos culturais
Música, teatro, tradições orais e arte podem constituir um elemento importante para a criação de uma consciência crítica sobre a cultura alimentar. Uma programação cinematográfica, por exemplo, pode ser centrada em temáticas relacionadas com a alimentação, como os efeitos da indústria agroalimentar na sociedade e no ambiente, e o nosso património gastronômico.

• Campanhas
Os temas-chave do Terra Madre Day podem também ser ilustrados concentrando-nos num tema específico. Na Espanha os convivia organizaram manifestações públicas de cozinha nos mercados para promover escolhas sustentáveis na compra de peixe. No Marrocos organizaram-se eventos para convencer o governo a tomar uma posição clara sobre os OGM’s.

• Atividades Temáticas
Dedicar um evento a um alimento, questão ou tradição específica, pode ser uma forma de chamar a atenção para algo importante para a sua comunidade ou convívio. Em Uganda foi organizado um evento focalizado na busca de variedades raras de frutas e verduras promovendo a defesa da biodiversidade. No Canadá os participantes celebraram um fruto nativo num mercado rural local.

• Atividades de educação alimentar e do gosto
As atividades de educação alimentar podem ser organizadas de diferentes formas e para um público variado: crianças e adultos, professores, agricultores, associados… Podem envolver uma horta escolar, uma Fortaleza, realizar degustações guiadas, constituir espaços de fala para um produtor local, uma troca de saberes entre gerações novas e antigas, seminários ou laboratórios.

• Os encontros locais do Terra Madre
Os encontros entre produtores, chefs, pesquisadores, jovens e consumidores constituem uma ocasião para reforçar a rede local que trabalha por um alimento bom, limpo e justo, compartilhar informações e propor ideias para o futuro ao público e aos governos. Os produtores de Terra Madre podem participar juntos com a rede do Slow Food local em conferências, seminários, mercados e excursões.

• Disco Xepa
Esse modelo de evento-festa busca conscientizar sobre o disperdício de alimentos, transformando alimentos que seriam jogados fora em refeições coletivas e gratuitas, num clima de alegria e celebração. Saiba mais sobre a Disco Xepa.

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Peixe de Varal

Pescados artesanais, cozinha local, sabedoria caiçara, tempo, sol e mar,  são esses os ingredientes que da Peixe de Varal. Angélica Souza é pescadora, cozinheira e empreendedora na Peixe de Varal. É um...

Território e Cultura Alimentar no Ceará

Projeto propõe ações de fortalecimento junto a comunidades indígenas cearenses A confluência entre a Associação Slow Food do Brasil (ASFB), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através do Projeto São José, e a...