Oficina Educação do Gosto contou com mais de 30 participantes

A oficina Educação do Gosto reuniu mais de 30 pessoas na última quinta-feira, 25 de fevereiro, na Confraria da Tramontina. A atividade, realizada pelo convivium Primeira Colônia Italiana, ligado ao movimento Slow Food, teve como proposta abordar a percepção sensorial na gastronomia.

Ao início da oficina, a Secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi e líder do convivium Primeira Colônia Italiana, Ivane Fávero, apresentou o Slow Food e sua filosofia, bem como os projetos que são desenvolvidos pelo no município. Em seguida, a nutricionista Renata Boscaini David explicou como ocorre a percepção dos alimentos e dos distintos sabores por meio dos sentidos.

Ao fim, o chef Rodrigo Bellora realizou uma dinâmica prática. Todos os presentes foram vendados e degustaram alimentos com o objetivo de perceber os diferentes sabores e sensações que eles provocavam.

A atividade integra o calendário de eventos Veraneio da Vindima, que é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e segue até 15 de março. Informações no fone (54) 3462 8235.

Slow Food

O princípio básico do movimento é o direito ao prazer da alimentação, por meio do uso de produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma a respeitar tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção. O Slow Food opõe-se à tendência de padronização do alimento no mundo e defende a necessidade de que os consumidores estejam bem informados, de forma a tornarem-se coprodutores.

Os convivia articulam relações com os produtores, fazem campanhas para proteger alimentos tradicionais, organizam degustações e palestras, e encorajam os chefs a usar alimentos regionais. O mais importante: cultivam o gosto ao prazer e à qualidade de vida no dia-a-dia.

Quem tiver interesse em se associar ao Slow Food, pode acessar e fazer a associação on-line: Faça parte da rede Slow Food!

 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress