cheese slowfood2015

Queijos de Montanha: vem aí o Cheese 2015

cheese slowfood2015

Este ano, pela décima vez, as ruas da cidadezinha de Bra, no norte da Itália (onde o movimento Slow Food nasceu e tem sua sede) serão novamente invadidas por produtores de queijo, pastores, acadêmicos, jornalistas e apreciadores de queijos do mundo inteiro. O Cheese, evento bienal do Slow Food dedicado ao universo dos queijos artesanais, será realizado de 18 a 21 de setembro de 2015, com destaque para os produtos dos delicados ecossistemas de montanha. 

Os produtores de queijo que vivem e trabalham diariamente nas montanhas da Europa estão enfrentando uma situação crítica. O desenvolvimento industrial do pós-guerra afastou grande parte da população, e muitas atividades de produção de queijos foram desaparecendo. Com elas, desapareceram os vínculos entre as comunidades locais e o meio ambiente, provocando o abandono de muitas pastagens e conhecimentos preciosos acabaram esquecidos.

Mas nas montanhas ainda se produz um patrimônio de queijos incrível. A alimentação animal, em pastos ricos em biodiversidade, a possibilidade de processar leite cru recém ordenhado, a transumância (o deslocamento dos animais para outros pastos durante o verão), além do uso de técnicas artesanais, dá vida a produtos de uma qualidade extraordinária. E cabe destacar que, muitas vezes, são os próprios produtores que protegem esses ambientes delicados, cuidando dos pastos, da paisagem e da terra para toda a comunidade.

O evento Cheese quer chamar a atenção sobre a questão e, durante os quatro dias do evento, serão analisados problemas e possíveis soluções, graças ao intenso calendário de palestras, debates, encontros, Laboratórios do Gosto e muito mais. Um espaço para exposições será dedicado à riqueza da biodiversidade alimentar que ainda é preservada nas comunidades de montanha: ervas, pães, licores, geleias, verduras, frutas e muito mais, além de um jantar com pratos das montanhas.

Como todos os eventos do Slow Food, o Cheese é uma oportunidade para reunir o prazer da boa comida com a consciência e a responsabilidade com os temas ligados à sua produção, como o bem-estar animal, a gestão sustentável das paisagens, as quotas de leite e imigrantes no setor. A Espanha será o país destaque da edição de 2015, com um número impressionante de queijos oferecidos para degustação, para mostrar aos visitantes que não existe apenas o Manchego…

Serviço

O Cheese será realizado de 18 a 21 de setembro de 2015, em Bra, na região do Piemonte, na Itália.
Saiba mais no site oficial do Evento: http://cheese.slowfood.com

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress