ysrael terra madre jovem brazilian youth we feed the planet

Ysrael e a Pedagogia da Alternância – Terra Madre Jovem

>> Terra Madre Jovem – We Feed the Planet

ysrael terra madre jovem brazilian youth we feed the planet
Ysrael de Souza

De família mineira e afrodescendentente o jovem Ysrael nasceu no país vizinho, o Paraguai. Há 10 anos ele vive no estado de Santa Catarina, no município de Rio Fortuna.

 

Ysrael é formado em Pedagogia de alternância pelo Centro de Desenvolvimento de Jovens Rurais (CEDEJOR), uma modalidade de ensino que compreende a necessidade de intercalar os espaços de aprendizagem para alunos do meio rural evitando assim a evasão escolar. A metodologia foi criada por camponeses da França em 1935. A intenção era evitar que os filhos gastassem a maior parte do dia no caminho de ida e volta para a escola ou que tivessem de ser enviados de vez para morar em centros urbanos. No Brasil, a iniciativa chegou com uma missão jesuíta, no Espírito Santo, em 1969. Logo se espalhou por 20 estados, em áreas onde o transporte escolar é difícil e a maioria dos pais trabalha no campo. Os alunos têm as disciplinas regulares do currículo do Ensino Fundamental e do Médio, além de outras voltadas à agropecuária. Quando retornam para casa, devem desenvolver projetos e aplicar as técnicas que aprenderam em hortas, pomares e criações.

Ysrael faz parte de grupos de jovens na comunidade e atua em acampamentos de formação, para tentar impedir o êxodo rural fazendo com que as comunidades tenham sucessores mantendo a cultura local. Já participou da formação de mais de 150 jovens da região e com resultados satisfatórios, atingindo a permanência de 70% dos jovens no meio rural. Ysrael  conheceu o Slow Food há dois anos e hoje representa a Comunidade do Butiá na região sul catarinense.

Saiba mais sobre o Terra Madre Jovem e apoie a participação de jovens como o Ysrael: www.wefeedtheplanet.com

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...