oficina 15 12 no Paulo Botelho 52

Projeto Caracol fecha 2018 junto às comunidades

Apoiado pela MISEREOR através da Associação Slow Food Brasil, GT Educação atua junto à comunidades produtoras de alimentos em situação de desfavorecimento: 

oficina 15 12 no Paulo Botelho 52
Acampamento Paulo Botelho, Ribeirão Preto. 

Um acampamento do MST no interior de São Paulo, uma comunidade urbana na periferia de Florianópolis, uma comunidade caiçara numa ilha do litoral paranaense. As três têm em comum o fato de produzirem alimentos bons, limpos e justos e fazerem parte do Projeto Caracol: fortalecimento, autonomia e participação social em comunidades produtoras de alimentos que encerrou com chave de ouro o seu primeiro ano de atividades junto às comunidades neste mês de dezembro. A iniciativa é um antigo sonho do GT Slow Food Brasil Educação, desenhado de forma colaborativa entre seus membros e comunidades envolvidas e que foi viabilizado com o apoio da cooperação internacional alemã MISEREOR através da Associação Slow Food Brasil.

Logo02 WEB

“O Caracol é um projeto piloto com potencial de realização em todo o Brasil que leva ativistas do Slow Food ligados à educação, à exemplo de cozinheiras, nutricionistas, biólogos, historiadores, agrônomos, a interagirem com comunidades produtoras de alimentos em situação de desfavorecimento, através de sua estrutura “em rede” (Gabriella Pieroni, da Coordenação do Projeto).  A ideia é que estes educadores criem e executem, juntamente com as comunidades, práticas que utilizam o alimento como ferramenta para educar, pensando na emancipação e transformação social, na troca de conhecimentos e no aprimoramentos da produção ecológica. Nesta primeira etapa, iniciada este ano, foi priorizada uma pequena amostra da diversidade de contextos: uma comunidade tradicional pesqueira, uma de agricultura urbana, um quilombo, um assentamento do Movimento Sem Terra (MST).

oficina 15 12 no Paulo Botelho 40
Educadores do Projeto Caracol com acampadas do Paulo Botelho, Ribeirão Preto

A atuação do Projeto Caracol na comunidade tradicional caiçara da Enseada da Baleia se deu entre os dias 6 e 9 de Dezembro, simultaneamente a um momento de grande importância para a mesma. A comunidade tem vivenciado um processo intenso de luta para a permanência no território, após a ocorrência de erosão costeira, que atingiu a Ilha do Cardoso bem próximo às antigas moradias. A realocação da comunidade vem ocorrendo desde o ano passado, quando os processos erosivos deram o recado do pior que estava por vir. Em agosto deste ano, a Ilha se rompeu, e graças à luta dos moradores e ajuda de muitos parceiros, conseguiram unir forças para a reconstrução das estruturas físicas. Neste momento em que o Caracol se torna um parceiro, a comunidade comemora a inauguração de uma estufa de secagem de pescados, como existia no passado. A ação do Caracol agregou a esse momento com atividades de sensibilização e memória de preparos e receitas de antigamente, assim como momentos de criação e reinvenção de preparos com base nos pescados produzidos na comunidade atualmente. A comunidade ofereceu a parceiros um lindo banquete-degustação com os produtos preparados coletivamente junto com a equipe do Caracol.  

oficina 15 12 no Paulo Botelho 5
 Sandra Alves da Vagaluzes Filmes entrevista sem-terrinhas para documentário do Projeto Caracol 

 Em 14 e 15 de dezembro o projeto esteve junto à tradicional Festa da Família da Revolução dos Baldinhos na comunidade Chico Mendes, em Florianópolis. A rede slow Food local celebrou o  Dia da Terra Madre encerrando um ciclo de atividades que alavancou um novo espaço comunitário com foco na temática alimentar, a Cozinha Mãe que foi inaugurada pela equipe da Revolução dos Baldinhos em outubro deste ano. Isto porque entre novembro e dezembro deste ano, a Cozinha Mãe passou por um processo de planejamento participativo e estruturação mediada pela equipe do Caracol com objetivo de fortalecer a autonomia comunitária.

Aproveitamento total da bananeira com Cláudia Mattos na Cozinha Mãe

Na sexta-feira, dia 14/12, Cláudia Mattos, educadora do GT Slow Food Brasil Educação compartilhou seus conhecimentos sobre aproveitamento total da bananeira, produzindo diversas receitas com a turma da Cozinha Mãe. Foi só o aquecimento para o sábado (15/12), quando a equipe comunitária da cozinha, composta por dezenas de crianças e mulheres e assessorados pela equipe do Projeto Caracol preparou um incrível banquete para cerca de 150 pessoas a partir da XEPA recolhida pelo SESC MESA BRASIL na CEASA da capital. A vivência em aproveitamento integral dos alimentos contou com pessoas de todas as idades e localidades que passaram pela preparação dos pratos que serviram cerca de 40 famílias da Chico Mendes, além de convidados, numa linda festa. Phillipe Belletini (Slow Food Mata Atlântica) que a seis anos organiza as Disco Xepas na comunidade esteve à frente da atividade.

Terra Madre Day na Cozinha Mãe, Chico Mendes, Floripa.

Neste mesmo dia (15/12), em Ribeirão Preto/SP, o acampamento Paulo Botelho, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) recebeu a equipe Caracol, composta por Rafael Rioja (nutricionista do IDEC), Adriana Vernacci (Chef de Cozinha de São Paulo), Marina Vianna (ecóloga) sob articulação local de Fúlvio Iermano (educador alimentar de Batatais/SP) para trocas de experiências agroalimentares e agroecológicas. Durante todo o dia foram realizadas duas oficinas, uma com crianças e outra com adultos. As atividades foram pensadas a partir da ecogastronomia, soberania e segurança alimentar com foco na biodiversidade, tradições e saberes locais e fortalecimento da comunidade. Na parte da manhã, os participantes adultos abordaram temáticas relacionadas ao nível de processamento dos alimentos, aos hábitos alimentares e suas relações com a própria saúde. Em seguida, a chef Adriana facilitou a oficina de eco-culinária destacando a versatilidade da biomassa e da casca da banana verde, preparando e degustando maionese de biomassa com especiarias, caponata de casca com legumes, pão de biomassa. De tarde a “festa” continuou com as crianças da Ciranda do MST: brincadeiras sensoriais, apresentações lúdicas e preparo e degustação do bolo de cacau e coco com biomassa de banana verde.

oficina 15 12 no Paulo Botelho 47

Em 2019 o ciclo de oficinas terá continuidade de acordo com demandas levantadas com os membros do acampamento que se somarão a um contexto de bastante resistência para aqueles que lutam pela reforma agrária popular e agroecológica. A documentarista Sandra Alves, da Vagaluzes Filmes também em..esteve presente no acampamento fazendo registros para um documentário que está sendo realizado através do Caracol e conversando com Manuela Aquino dirigente estadual para educação do MST. Para ela, “é fundamental pensar a questão da alimentação de forma ampla, ela envolve saúde, autonomia financeira do produtor, como também é uma trincheira de luta direta contra o modelo do agronegócio e das indústrias alimentícia de produtos ultra-processados.  Muito importante as iniciativas como as do Projeto Caracol de aproximar-se dos agricultores e também pensar a questão da alimentação adequada e saudável enquanto um processo formativo”.

WhatsApp Image 2018 12 14 at 20.39.58
Disco Xepa na comunidade Chico Mendes, Floripa. 

As temáticas trabalhadas no Projeto Caracol ofertam um leque de possibilidades: oficinas com crianças e jovens, intervenções de promoção do alimento local em celebrações do calendário comunitário, formações em ecogastronomia, vivências em horta, compostagem e agroecologia, sensibilizações para o consumo consciente e responsável. O apoio à participação social de lideranças comunitárias nas políticas públicas ligadas à alimentação também faz parte das ações, estimulada pela parceira MISEREOR. A linguagem e metodologias do Projeto interagem também com as construções da política públicas de segurança alimentar e nutricional à exemplo do “Guia alimentar para a população brasileira” e o “Marco de Educação Alimentar Nutricional para políticas públicas”. Além do trabalho com as comunidades locais, o Projeto viabiliza também a organização em rede de educadores do Slow Food através de encontros presenciais, edição de uma publicação de práticas educativas (que está prestes a ser lançada) e gravação de um audiovisual sobre educação e alimentação.

Terra Madre Day com Disco Xepa na Chico Mendes, Floripa. 

 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress