Projeto retoma atividades de 2021 com comunidades de Fundo de Pasto

Fundo de Pasto
Por Adinael Martins

A equipe do “Projeto Slow Food na Defesa da Sociobiodiversidade e da Cultura Alimentar Baiana” deu início às atividades de 2021 numa reunião de alinhamento com  algumas organizações parceiras sobre o desenvolvimento do documento guiará futuras articulações do Programa Fortalezas Slow Food em comunidades de Fundo de Pasto. A atividade, que aconteceu no dia 18 de janeiro, de forma online, apresentou a proposta metodológica para articulação, elaboração e condução de projetos, expondo a aderência entre as Fortalezas Slow Food, os Sistemas Agrícolas Tradicionais (SATs) e, sobretudo, as comunidades. 

A articulação dessa Fortaleza contará com quatro (4) etapas, que serão sistematizadas num mini dossiê da/s comunidade/s em questão. A metodologia se materializará com uma visitas de campo para elaboração de inventário de alimentos, saberes e fazeres das comunidades, além da adesão ao Movimento Slow Food. As demais fases se configuram na elaboração do protocolo de salvaguarda de SAT, na realização de uma assembleia de formalização de protocolos de produção, ou outros documentos pertinentes, e entrega do documento que identificará a Fortaleza.

O Projeto Slow Food na Defesa da Sociobiodiversidade e da Cultura Alimentar Baiana é fruto de um convênio com o projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional ligada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (CAR/SDR), e conta com o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).  Saiba mais aqui. 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Big Food: Comida de mentira

Date 22 novembro, 2021
Documentário brasileiro premiado internacionalmente escancara o lobby das indústrias de ultraprocessados e visa levar mais informação ao grande público "Nossa intenção não...

Chocolate: de quem e para quem? 

Date 22 outubro, 2021
Projeto de chocolateira com crianças de comunidades do Rio de Janeiro fala sobre o acesso ao chocolate bom, limpo e justo, trazendo...