Documento de Posicionamento do Slow Food Brasil sobre Normas Sanitárias para Alimentos Artesanais

Baixe documento de Posicionamento do Slow Food Brasil sobre Normas Sanitárias para Alimentos Artesanais para ler o conteúdo na íntegra.

Tradição, cultura e soberania
Desde os primórdios das domesticações e das agriculturas, a humanidade maneja e transforma diversos organismos para fins alimentares, visando, por meio do processamento, diminuir a perecibilidade e aumentar a durabilidade de ingredientes sazonais. Diversos vegetais e produtos de origem animal passaram a compor o repertório alimentar na forma de conservas, fermentados, curados, salgados, defumados, secos e desidratados, garantindo a subsistência das comunidades mesmo em períodos de menor produção. Por meio da prática e dos saberes desenvolvidos e acumulados ao longo de gerações, surgiram elaboradas técnicas. Isso demonstra o grande domínio sobre os processos de transformação do alimento ocorridos na íntima interação com a microbiota1 presente nos territórios.

O processamento de alimentos é uma das grandes características da agricultura familiar, muitas vezes com finalidade de suprir o consumo doméstico. Ele ocorre normalmente de maneira informal e bastante diversa, dando origem a produtos únicos. É essa base de conhecimento que sustenta a produção de alimentos artesanais e tradicionais.

O repertório das comunidades com tais práticas é integrado aos modos de vida. Esses produtos contribuem para as relações sociais, as culturas alimentares, a formação das identidades, a soberania e segurança alimentar e nutricional e a geração de renda.

Para continuar lendo, baixe o Documento de Posicionamento do Slow Food Brasil sobre Normas Sanitárias para Alimentos Artesanais.


Conheça os outros materiais do projeto Tecendo Redes II

Animação Alimentos Artesanais

Live Artesanal e Ilegal: Desafio dos alimentos artesanais de origem animal no Brasil, realizada em 21/10/2021, e contou com participação de Elmer de Almeida e Carlos Demeterco, com mediação de Glenn Makuta

Live Regulamentação de Mercados de Alimentos Artesanais, realizada em 19/11/2021, e contou com participação de Bibi Cintrão, Luciano Machado, Salete Perin, Fábio Vidal e Bruna Moreira, com mediação de Glenn Makuta

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...