Receita: Bolo de Puba

A puba (ou carimã como conhecida em alguns lugares) é mais uma das maravilhas obtidas a partir da deusa da alimentação brasileira – a mandioca.

Por Bruna Mendes Oliveira (Comunidade Slow Food Beagá Pela Cultura Alimentar)

A massa puba consiste na massa da mandioca fermentada e é um item importante da mesa do sertanejo. Tem um sabor bem distinto, um pouco ácido por causa da fermentação. A puba fresca pode ser utilizada no preparo de bolos, biscoitos e mingaus, sendo um item bastante presente sobretudo no Norte e Nordeste, como o famoso bolo Souza Leão de Pernambuco.

Nascida e criada no sertão norte mineiro, logo cedo fui apresentada a esta iguaria. E ainda me surpreende a quantidade de pessoas que ainda não a conhecem. Na casa de Vó Cema, ela mesma fazia a puba. Me lembro bem do pote de barro que ela utilizava para colocar a mandioca que ali ficava de 8 a 10 dias submersa em água. Após esse período, a mandioca ficava molinha. Aí tinha que desmanchá-la com as mãos, lavar bem e colocar num pano para espremer e deixar escorrer, finalizando o processo de obtenção da puba fresca.

Lá em Taiobeiras, minha cidade de origem, é possível achar a massa puba pronta para comprar na feira livre que ocorre aos sábados. Mas se não tiver para comprar, fazer em casa é muito fácil, seguindo os passos anteriores e com um pouquinho de paciência tudo dá certo! Você pode utilizar um pote de vidro ou de cerâmica para colocar a mandioca já descascada e higienizada. Dependendo do clima o processo pode demorar um pouco mais, até 15 – 20 dias.

Há muitas receitas de bolo de puba. Mas essa que vou ensinar aqui é o bolo de puba de Vó Cema, um bolo simples e sertanejo em sua raiz. Essa foi a última receita que aprendi com ela antes dela partir, por isso tem um valor afetivo imenso. Como a maioria das coisas que vovó fazia na cozinha, não tinha uma receita certa. Ela me disse: “não tem quantidades. Tem que misturar a puba, ovos, açúcar, manteiga de garrafa e leite… deixa a massa molinha e leva no forno bem quente”. E lá fui eu me arriscar. Nessa hora, a memória de tê-la visto fazendo por várias vezes foi fundamental.

Após alguns testes cheguei à receita que agora compartilho.

Receita do bolo de puba de Vó Cema

Ingredientes:

1kg de puba fresca

4 ovos

1 xícara* de açúcar cristal

2 xícaras de leite

60g de manteiga de garrafa derretida

*usei uma xícara de 250ml

Modo de preparo:

1- Pré aqueça o forno a 220ºC.

2- Em uma tigela esfarele a puba com as mãos.

3- Acrescente os ovos, o açúcar, o leite e a manteiga.

4- Misture bem com uma colher.

5- Coloque um pouco de manteiga de garrafa no fundo da forma, aproximadamente 4 colheres de sopa, e despeje a massa.

6- Leve ao forno por aproximadamente 50 minutos.

O pulo do gato é untar a forma com bastante manteiga de garrafa, de forma que quando o bolo assar a manteiga suba pra cima. Isso deixa as bordas crocantes por cima e faz toda a diferença.

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Infográficos do projeto Sociobio Baiana

Date 10 agosto, 2022
Dentro do projeto Slow Food na defesa da Sociobiodiversidade e da Cultura Alimentar Baiana, elaboramos uma série de 10 infográficos abordando uma...

A comida fala

Date 21 julho, 2022
A temática aqui trazida contempla muito da riqueza de reflexões experienciadas a partir da disciplina de Antropologia da Alimentação, ministrada em 2021,...

Comida, Comunidade e Regeneração

Date 18 julho, 2022
Regeneração é o tema do Terra Madre – Salone del Gusto 2022, que tem como objetivo ressaltar o protagonismo da agricultura familiar...