Receita: Bolo de Puba

A puba (ou carimã como conhecida em alguns lugares) é mais uma das maravilhas obtidas a partir da deusa da alimentação brasileira – a mandioca.

Por Bruna Mendes Oliveira (Comunidade Slow Food Beagá Pela Cultura Alimentar)

A massa puba consiste na massa da mandioca fermentada e é um item importante da mesa do sertanejo. Tem um sabor bem distinto, um pouco ácido por causa da fermentação. A puba fresca pode ser utilizada no preparo de bolos, biscoitos e mingaus, sendo um item bastante presente sobretudo no Norte e Nordeste, como o famoso bolo Souza Leão de Pernambuco.

Nascida e criada no sertão norte mineiro, logo cedo fui apresentada a esta iguaria. E ainda me surpreende a quantidade de pessoas que ainda não a conhecem. Na casa de Vó Cema, ela mesma fazia a puba. Me lembro bem do pote de barro que ela utilizava para colocar a mandioca que ali ficava de 8 a 10 dias submersa em água. Após esse período, a mandioca ficava molinha. Aí tinha que desmanchá-la com as mãos, lavar bem e colocar num pano para espremer e deixar escorrer, finalizando o processo de obtenção da puba fresca.

Lá em Taiobeiras, minha cidade de origem, é possível achar a massa puba pronta para comprar na feira livre que ocorre aos sábados. Mas se não tiver para comprar, fazer em casa é muito fácil, seguindo os passos anteriores e com um pouquinho de paciência tudo dá certo! Você pode utilizar um pote de vidro ou de cerâmica para colocar a mandioca já descascada e higienizada. Dependendo do clima o processo pode demorar um pouco mais, até 15 – 20 dias.

Há muitas receitas de bolo de puba. Mas essa que vou ensinar aqui é o bolo de puba de Vó Cema, um bolo simples e sertanejo em sua raiz. Essa foi a última receita que aprendi com ela antes dela partir, por isso tem um valor afetivo imenso. Como a maioria das coisas que vovó fazia na cozinha, não tinha uma receita certa. Ela me disse: “não tem quantidades. Tem que misturar a puba, ovos, açúcar, manteiga de garrafa e leite… deixa a massa molinha e leva no forno bem quente”. E lá fui eu me arriscar. Nessa hora, a memória de tê-la visto fazendo por várias vezes foi fundamental.

Após alguns testes cheguei à receita que agora compartilho.

Receita do bolo de puba de Vó Cema

Ingredientes:

1kg de puba fresca

4 ovos

1 xícara* de açúcar cristal

2 xícaras de leite

60g de manteiga de garrafa derretida

*usei uma xícara de 250ml

Modo de preparo:

1- Pré aqueça o forno a 220ºC.

2- Em uma tigela esfarele a puba com as mãos.

3- Acrescente os ovos, o açúcar, o leite e a manteiga.

4- Misture bem com uma colher.

5- Coloque um pouco de manteiga de garrafa no fundo da forma, aproximadamente 4 colheres de sopa, e despeje a massa.

6- Leve ao forno por aproximadamente 50 minutos.

O pulo do gato é untar a forma com bastante manteiga de garrafa, de forma que quando o bolo assar a manteiga suba pra cima. Isso deixa as bordas crocantes por cima e faz toda a diferença.

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Slow Food Indica

Date 16 julho, 2022
Visibilidade e acesso a mercados mais competitivos para alimentos bons, limpos e justos Mais um passo está sendo dado para qualificar a...

Intercâmbio de culturas alimentares

Date 14 julho, 2022
Jovens do povo Tremembé da Barra do Mundaú viajaram do litoral oeste do Ceará até a terra indígena do povo Tabajara do...