Bergamota Montenegrina

Arca do Gosto // Fruta fresca, desidratada, castanhas e derivados

Citrus deliciosa Tenore // Vale do Caí, Rio Grande do Sul // agricultores familiares

A Bergamota montenegrina (Citrus deliciosa Tenore) é resultado de mutação espontânea, descoberta em 1940 em Campo do Meio, na área do município de Montenegro (Vale do Caí, Rio Grande do Sul), por João Edvino Derlam, um agricultor de origem alemã. Esta variedade produz frutos tardios, entre Setembro e Outubro. A fruta tem a casca resistente e é muito saborosa.

Hoje em dia esta variedade está ameaçada de extinção devido à baixa variabilidade genética nos espécimes existentes, que foram obtidos por reprodução vegetativa.

Após o descobrimento da variedade, João Edvino Derlam solicitou ao Sr. João Valêncio, jardineiro e viveirista, que produzisse 11 mudas, que se tornaram 11 novas árvores frutíferas da mesma variedade. A área de produção desta variedade (que produz a fruta conhecida como Bergamota Montenegrina) cobre uma área incluindo vinte municípios que fazem parte do Vale do Caí. A produção de frutas cítricas nesta área iniciou-se no século XIX, quando imigrantes de origem alemã se estabeleceram na área. Hoje em dia a bergamota montenegrina é a segunda variedade mais importante cultivada na região.

Atualmente no Vale do Caí – principalmente nas municipalidades de Montenegro, Harmonia e Pareci Novo, a produção média de citrus da região é de 10 toneladas por hectare e a área de produção tem cerca de 7500 hectares. A produção total de bergamota no Vale do Caí é de cerca de 110 mil toneladas.

A ECOCITRUS (Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí) organiza a venda de frutos cítricos de seus 43 sócios, que juntos possuem 350 hectares de pomares agroecológicos. A Cooperativa comercializa, por ano, 5 mil toneladas de frutas de mesa e 250 mil litros de suco para as mais importantes redes de supermercados do País, para os setores institucionais via programas governamentais (PAA/CONAB/FomeZero), para as feiras livres, etc. Com isso, gera 63 empregos diretos e 150 indiretos. Quantidades substanciais destas frutas são de bergamota montenegrina.

Nome e endereço de contatos relevantes com os produtores


Apoios

regione-veneto.gif
brasil.gif

Outros produtos da Arca do Gosto