Bertalha

Arca do Gosto // Hortaliças e conservas vegetais

bertalha-manteiga, couve-de-cerca // Anredera marginata // Mata Atlântica // Regiões Sul e Sudeste, principalmente em regiões serranas do Rio Grande do Sul

É uma planta rústica, e com bom potencial nutricional, rica em vitamina A, além de fornecer cálcio, ferro e vitamina C. Da família botânica das Baselácias, possuem alta resiliência, sendo rústica e de fácil plantio, se configurando um importante recurso alimentar para as populações das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

A bertalha é uma trepadeira, de caules e folhas verdes, com as nervuras da face inferior arroxeada ou avermelhada, carnosas e suculentas; apresenta pequenas flores brancas. Tem preferência por ambiente úmido mas com sol direto, ocorrendo de forma espontânea em áreas abertas e de capoeiras. Não há cultivos comerciais, se restringindo a hortas domésticas, de preferência junto a cercas e latadas, utilizada às vezes em ornamentações.

É um alimento tradicionalmente utilizado por ser uma verdura trepadeira perene, encontrada em quintais, mas que está sumindo culturalmente devido às mudanças de hábitos de moradia e consumo.

Usos gastronômicos

De folhas e raízes comestíveis. As folhas desta videira são verde escura e possuem um sabor suave. Podem ser usadas tanto em saladas quanto para cozinhar, como o espinafre, crua, mas principalmente na forma cozida ou refogado, com ovos ou em bolinhos, por exemplo. As raízes podem ser consumidas em purês, cozidas ou fritas. O suco púrpura das suas raízes pode ser usado como um corante natural para alimentos.

Referências:

http://www.gardening.cornell.edu/homegardening/scene9529.html – Cornell University
http://www.cnph.embrapa.br/hortalicasnaweb/bertalha.html
http://hortas.info/como-plantar-bertalha
http://flores.culturamix.com/informacoes/bertalha-uma-hortalica-de-sabor

Indicação

Clarice Soares Carvalhosa

Outros produtos da Arca do Gosto