Queijão de Morro Vermelho

Arca do Gosto // Doces

O queijão é um doce produzido a partir da mistura de doce de leite e ovos, de cor marrom e consistência semelhante ao pudim, assado em banho maria e consumido frio.

Em Morro Vermelho, distrito de Caeté, o doce é produzido a várias gerações, e representa uma iguaria popular entre os moradores, comercializado em todo o município. A receita parece ter origem e influência portuguesa e os antigos moradores contam que o nome vem das formas de queijo que costumavam ser utilizadas como molde na sua preparação.

Para se produzir o Queijão, inicia-se com a fabricação do doce de leite, com leite fresco de vaca e açúcar. Uma vez pronto, o doce é misturado e batido com ovos caipiras, colocado em formas untadas e assado em banho maria no forno à lenha, por até 6 horas. De acordo com os dados registrados no portal dos bens materiais do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, o cozimento é finalizado com a retirada da vasilha com o doce do forno, que, em seguida, é tampada e coberta de brasas.

O doce é consumido como sobremesa ou lanche nas casas dos moradores de Morro Vermelho, e também comercializado em restaurantes, lanchonetes e feiras, geralmente cortado em fatias. Muito procurado nas festas religiosas e comemorações locais, são poucos os produtores que dão continuidade à preparação desta tradicional iguaria.

Indicação, texto e pesquisa: Marcelo Aragão de Podesta
Revisão: Ligia Meneguello

Este produto compõe o projeto:

Outros produtos da Arca do Gosto