O nome “uvaia” vem do tupi e significa “fruta ácida”. A espécie, proveniente da Mata Atlântica, ocorre nas regiões Sudeste e Suld do Brasil, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A frutificação inicia entre 2 a 4 anos após o plantio, a árvore é pequena de 4 a 12 metros de altura com copa arredondada ou em forma de taça de 2 a 4 metros de diâmetro, frutifica nos meses de agosto a dezembro. Tem alto teor de vitamina C (cerca de quatro vezes mais do que a laranja). Tem a polpa muito delicada, com a casca bem fina, de um amarelo-ouro ligeiramente aveludado. O aroma é suave e muito agradável. Um dos grandes problemas desse fruto é que amassa, oxida e resseca com facilidade, por isso não é muito encontrada em supermercados.

Pé de uvaia. Foto de Neide Rigo

Pouco conhecida, a uvaia está na história gastronômica oculta das comunidades rurais da região sudeste e sul do país, sem estímulo ao cultivo, sofrendo cada vez mais com o desmatamento e o extrativismo predatório. O fortalecimento da Uvaia no mercado, ligado à articulação de produtores agroecológicos, visa o aumento do cultivo da espécie e principalmente o maior conhecimento da população sobre o fruto.

Os frutos são consumidos in-natura e na forma de sucos. A fruta tem grande potencial para fabricação de bebida fermentada como vinho e ótimo vinagre. A polpa também produz um delicioso sorvete.

Indicação: Diego Silva dos Santos, Douglas Bello e Gabriel Menezes
Pesquisa e texto: Bernardo Braga Simões
Este produto integra o projeto:
logo projeto completa

Outros produtos da Arca do Gosto

Deixe um comentário: