Projetos

Projetos em execução

Slow Food na desfesa da sociobiodiversidade e da cultura alimentar baiana

Período de execução: 2019-2020
Em parceria com SDR-CAR Bahia para dar continuidade às ações de valorização da biodiversidade e comercialização dos produtos da agricultura familiar na Bahia.

Território e cultura alimentar no Ceará

Período de execução: 2020-2021
O projeto Fortalecimento da identidade territorial, valorização da cultura alimentar e da sociobiodiversidade de comunidades tradicionais e jovens rurais do estado do Ceará, é uma iniciativa da Associação Slow Food do Brasil

Empowering Indigenous Youth and their Communities to Defend and Promote their Food Heritage / Empoderando Juventude Indígena e suas Comunidades na Defesa e Promoção de seu Patrimônio Alimentar

Período de execução:
Envolvendo as regiões Norte (Amazonas) e Nordeste (Bahia) em atividades de articulação e fortalecimento produtivo e comercial de Fortalezas Slow Food, com foco na juventude rural indígena.


Apoio técnico aos produtores e produtoras indígenas Sateré Mawé na execução da política pública da merenda escolar indígena

Período de execução: 2020

Educação contextualizada, agroecologia e políticas públicas na Terra Indígena Andirá Marau do povo Sateré Mawé

Período de execução: 2020

Projetos executados

Terra Madre Brasil 2020

Período de execução: 2018-2020
O encontro da rede Slow Food Brasil realizado online em meio à pandemia de covid trouxe uma série de debates, oficinas e atividades culturais relacionados à atuação do movimento no país. Conta também com conteúdos permanentes em vídeo, uma instalação artística sobre farinhas de mandioca, além de mapa e catálogo com informações de onde obter alimentos da sociobio.

Tecendo redes pelo alimento bom, limpo e justo para todos

Período de execução: 2020
Uma iniciativa da Associação Slow Food do Brasil (ASFB) para articular a rede Slow Food Brasil e consolidar o posicionamento do movimento nos temas da agroecologia, bem-estar animal e consumo de carnes e, sementes, organismos geneticamente modificados e novas biotecnologias, com diversos conteúdos em torno dos 3 temas.

Projeto Caracol

Período de execução: 2018-2020
Realizada pelo Slow Food Brasil Educação em parceria Associação Slow Food do Brasil, financiada pela Misereor para promover a Educação Alimentar e do Gosto.

Capacitação em Ecogastronomia para Jovens Rurais na região Nordeste

Período de execução:
Financiador: IICA/SEMEAR/Slow Food

Alimentos bons, limpos e justos: ampliação e qualificação da participação da agricultura familiar brasileira no movimento Slow Food.

Período de Execução: 2016 – 2018
Uma iniciativa do Slow Food em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e financiado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD). O projeto teve duração de três anos, e como objetivo o fortalecimento da agricultura familiar a partir das diretrizes, princípios e ações do movimento Slow Food, como a inserção de produtos na Arca do Gosto, o fortalecimento da rede de Comunidades do Alimento e a articulação de novas Fortalezas Slow Food, formação de jovens rurais em ecogastronomia, contando com a colaboração de uma rede de universidades de todo o país e especialistas de diferentes áreas do conhecimento.