Estão organizados na forma da Associação dos Produtores Agroecológicos de São Bartolomeu (Aprospera) e, mesmo em uma região famosa pela produção convencional de alimentos, o Alto São Bartolomeu também abriga produtores que praticam a agroecologia através de métodos tradicionais de plantio e aliados a sabedoria popular. A partir de janeiro de 2015, agricultores agroecológicos iniciaram produções na área e mobilizaram os antigos produtores para a realização de mutirões de plantio e colheita. A necessidade de profissionalização do grupo formou a associação em 2016. Os mutirões continuam acontecendo semanalmente e todo evento acontece em uma propriedade diferente.
Os alimentos são frescos, vendidos em locais próximos à produção e seguem os princípios da agroecologia. Fazem compostagem, caldas, cobertura do solo com as podas, resultado de uma parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Os produtos são comercializados em parceria com a AgroOrgânica e Mercado Orgânico. Um total de 9 produtores participam de diferentes CSAS. Todos os produtores possuem pontos de feira independentes e também realizam venda direta através de cestas.
Estado/Região/Território: Distrito Federal/Região Centro Oeste
Municípios: Planaltina
Referência da Comunidade: Fátima Cabral – (61) 99981-4362 – agroecologia.aprospera@gmail.com
Esta Comunidade do Alimento foi inserida na rede Slow Food pelo projeto:
Deixe um comentário: