Agricultores Familiares e Extrativistas de Veredas Vivas – Minas Gerais

Comunidades // Sudeste // Minas Gerais

A Comunidade está organizada em torno da Cooperativa de Agricultores Familiares Agroextrativistas Vereda Funda Ltda – Coopav e da Associação Comunitária de Pequenos produtores de Vereda Funda II e é composta por 32 produtores.

Vereda Funda é uma comunidade da reforma agrária agroextrativista assentada desde 2013. A comunidade vem lutando pelo direito do território há mais de três décadas e o processo de luta se intensificou a partir da chegada de empresa monocultora de eucalipto, que invadiu as terras da comunidade, encurralando as famílias que ali viviam e depredando a região, afetando principalmente o acesso à água. Rios secaram e muitos perderam suas plantações e se viram obrigados a mudarem da comunidade, pela inviabilidade de manter o sustento da família, que vinha da agricultura familiar.

A Comunidade  trabalha com frutos nativos, colhidos com respeito a sazonalidade e manejo adequado e  se dedica ao extrativismo e beneficiamento de pequi, produção de chips de banana, café agroecológico sombreado, pães, biscoitos e bolachas. A cooperativa tem a agroindústria que trabalha com pães, biscoitos, bolachas e o centro de formação com a cozinha que é utilizada no processamento do pequi e do café. Na agroindústria há aquecedor solar para desidratar frutos dos quintais, como a banana; contudo, a baixa produtividade nos quintais em longos períodos de seca tem dificultado essa produção.

Os produtos são comercializados localmente em feiras e mercados, com preços acessíveis e renda distribuída entre os cooperados.

Estado/Região/Território: Minas Gerais/Região Sudeste

Municípios: Rio Pardo De Minas

Referência da Comunidade:  Daniel Fernandes – (38) 998190691/ José Rodrigues (Zezinho) – (38) 999622055 / coopav@gmail.com

 

Esta Comunidade do Alimento foi incluída na Rede Slow Food pelo projeto:

Logo Novo Projeto site copy

 

Outras Comunidades