A Comunidade está organizada na forma da Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Pandeiros LTDA – COOPAE . A cooperativa está organizada desde 2008 e todos os cooperados têm o seu próprio terreno
O extrativismo e beneficiamento dos frutos feitos pelas pessoas da comunidade são destinadas à cooperativa, para comercialização. As comunidades da região trabalham em parceria com a cooperativa em eventos, na compra e socialização de matéria prima e cada lugar trabalha com produtos diferentes.
Os produtores fazem conserva de pequi, trabalham com baru, mel, rapadurinha, polpas e sorvetes de frutas (acerola, umbu, cagaita, araçá, manga, coquinho azedo, tamarindo) que vão para as escolas e geleias, compotas e doces de frutos do cerrado, como de tamarindo. Também há produção coletiva no período de safra e trocas de experiências e apresentações das ações da cooperativa em comunidades vizinhas. A cooperativa se organiza também para expor e comercializar os produtos no balneário do Pandeiros.
Os produtos são produzidos a partir da coleta e manejo sustentável de frutos nativos do Cerrado, respeitando a sazonalidade e beneficiado com técnicas e produtos naturais. A produção de mel e derivados está aliada à preservação da vegetação autóctone. A produção coletiva garante renda para todos os participantes e os produtos alcançam valores justos no comércio regional e ampliado.
Estado/Região/Território: Minas Gerais/Região Sudeste
Municípios: Distrito de Pandeiros – Januária
Referência da Comunidade: Ailton – (38) 998252879/ Vicentina Bispo Almeida – (38) 999849746
Esta Comunidade do Alimento foi incluída na Rede Slow Food pelo projeto:
Deixe um comentário: