Terras de Anita Garibaldi: cultivando e preservando sabores do Sul de Santa Catarina

Comunidades // Sul // Santa Catarina // Laguna (SC)

Temas e atuação

Biodiversidade, Educação Alimentar, Slow Fish

Objetivos

Promover e divulgar o movimento Slow Food na região costeira do sul de Santa Catarina e a produção de alimentos bons, limpos e justos oriundos da produção familiar e pesca artesanal. Valorizar agricultores e pescadores locais e seus processos produtivos. Fortalecer a comunicação, aproximação e integração com o movimento Slow Food e Slow Fish através de palestras, oficinas de capacitação e formação.

Compromissos

A comunidade pretende continuar a realizar atividades para divulgação do Movimento Slow Food, da cultura alimentar local e da produção de alimentos e pescados bons, limpos e justos. Como integrantes da comunidade temos professores, pesquisadores, cozinheiros, agricultores e extrativistas. O grupos é heterogêneo e assim são as suas ações: - operacionalização de um grupo de compra e venda que conecta produtores e consumidores do grupo e da cidade; participação de integrantes da comunidade na Rede Ecovida de Agroecologia; integração com grupos de pescadores artesanais e o Grupo de Trabalho Slow Fish; palestras de divulgação da filosofia do movimento, cursos de capacitação dos produtores, cursos de ecogastronomia, doações de cestas agroecológicas e entidades carentes, representação no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Laguna.

Em rede com

Fortaleza do Butiá do Litoral, Catarinense Grupo de compras da Udesc

Porta-voz e representantes

Porta-voz: Patrícia Sunye | Coordenadores: Maciel Luiz Gonzaga, Deia Loureni dos Santos, Antonio Augusto Mendes dos Santos, Poliana Schoer, Carlos André Veiga Lima Rosa

Outras Comunidades

Nenhum item para essa seleção