Batata doce roxa

Arca do Gosto // Hortaliças e conservas vegetais

Ipomoea batatas // Região Sul

A batata doce roxa é da família da batata doce, e se caracteriza por apresentar um formato alongado e uniforme, sua raiz tem película externa de cor roxa, e tem polpa também de cor roxa vibrante. A planta é do tipo rasteira. As ramas desenvolvem-se lentamente, são de comprimento médio e de cor verde.

É originária da América Tropical, tendo como provável centro de diversidade o Noroeste da América do Sul. Devido a sua natureza rústica, adaptabilidade e também facilidade de multiplicação, disseminou-se pela Ásia, África e América Latina durante os séculos XVII e XVIII.

Em geral todas as batatas doces possuem grande importância social e econômica vislumbrando-se sua participação efetiva no suprimento de alimentos. Constituiu-se como uma importante alternativa para a alimentação animal e para a agroindústria, e são muito consumidas no país. O potencial de produção da batata doce é alto por ser uma das plantas com maior capacidade de produzir energia por unidade de área. As ramas e raízes são largamente utilizadas nas indústrias do alimento, tecido, papel, cosmético, preparação de adesivos e álcool.

A região Sul do país é a maior produtora de batata doce, seguida da região Nordeste. O Brasil possui vasto germoplasma de batata doce, mantido por pequenos agricultores, comunidades indígenas e até mesmo em hortas domésticas. A batata doce roxa não é muito difundida e seu consumo ocorre em pequenas comunidades que ainda preservam variedades que fogem do padrão mais comercializado, mas possui características organolépticas muito interessantes de cor, aroma e sabor.


Usos gastronômicos

A batata doce roxa pode ser indicada para o consumo principalmente de pessoas que procuram auxílio na manutenção do peso e no ganho de massa muscular. São diversos os pratos em que a batata doce roxa pode ser encontrada, seja cozida, assada, frita ou sob a forma de purês, pães, etc.

Referências:

https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Batata-doce/Batata-doce_Ipomoea_batatas/apresentacao.html
https://www.embrapa.br/busca-de-produtos-processos-e-servicos/-/produto-servico/601/batata-doce—brazlandia-roxa
http://www.cnph.embrapa.br/paginas/produtos/cultivares/batata_doce_varias.htm
http://www.uesb.br/mestradoagronomia/banco-de-dissertacoes/2004/adriana-dias-cardoso.pdf
http://www.scielo.br/pdf/hb/v17n2/v17n2a15.pdf
http://www.prp2.ueg.br/sic2010/fronteira/arquivos/trabalhos_2009/ciencias_agrarias/sic/enraizamento_de_estacas.pdf

Indicação

Levi Gonçalves Oliveira

Outros produtos da Arca do Gosto