Temas, Campanhas & Programas

Nossas principais temáticas e frentes de atuação!

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Arca do Gosto

Alimentos tradicionais, como frutos, grãos, sementes, raças animais, queijos e muitos outros estão desaparecendo aos milhares no mundo todo. Alimentos tradicionais, como frutos, grãos, sementes, raças animais, queijos e muitos outros estão desaparecendo aosmilhares no mundo todo. Junto com…

Fortalezas Slow Food

As Fortalezas Slow Food fazem parte de um programa iniciado em 1999, para construir com os agricultores familiares e produtores artesanais caminhos para superar suas dificuldades, reunindo agricultores e produtores isolados e conectando-os com mercados mais sensíveis que valorizam…

Educação alimentar e do gosto

As habilidades sensoriais das pessoas deterioraram-se significativamente nos últimos tempos. Nosso tato, paladar e olfato pioraram muito. As pressões da falta de tempo e velocidade do nosso dia-a-dia estão nos privando das faculdades que podem nos dar um conhecimento…

Sementes Livres

Índice: As sementes livres O que são transgênicos? A festa Junina Livre de transgênicos Materiais de referência As sementes livres As sementes carregam a essência da agricultura e levam consigo a história do alimento e das comunidades que as…

Abelhas nativas

Melipona mandacaia, por Revecca Tapie As abelhas nativas sem ferrão (Meliponini) são elementos importantes e característicos da cultura, da história, tecnologia, tradição e alimentação de diversos povos brasileiros latinoamericanos. Existe uma enorme variedade de espécies de abelhas nativas, que…

Slow Fish – Pescado Artesanal

A campanha internacional Slow Fish estimula iniciativas e compartilha material de consulta promovendo a pesca artesanal, as espécies negligenciadas e o consumo consciente e responsável.

Queijo Artesanal de Leite Cru

A cada ano, desaparecem no mundo centenas de tipos de queijos, de famílias produtoras com seus saberes, bem como  equipamentos, raças de animais, capins nativos, ligados à tradição artesanal de produção e transformação do leite.  Com esta preocupação, o…

Mandioca

O Slow Food celebra a mandioca, alimento nativo do Brasil e fruto da interação de milhares de anos com os povos indígena e agricultores que povoaram as terras do país.

Carne e bem estar animal

A missão de moderar o consumo de carne, melhorar a qualidade de vida dos animais, valorizar, defender e escolher alimentos de criações sustentáveis, com menor impacto ambiental.

Projetos

Conheça também os projetos desenvolvidos e coordenados pela Associação Slow Food do Brasil.