Fortaleza do Waraná Sateré-Mawé

Fortaleza // Norte

Sobre o Waraná Sateré-Mawé
O guaraná, fruto comumente conhecido no mundo todo, tem, na verdade, um nome originário no Brasil: waraná. Waraná é o nome originário, no idioma Sateré-Mawé, do qual deriva, em português, a palavra guaraná. Trata-se da planta como um todo, em especial o fruto e a semente do waraná, cultuado pelos Sateré-Mawé, por conter o princípio espiritual do “Wará”, ou seja, “a explicação”, “o ponto de início de todo o conhecimento”.

Em seu estado selvagem o waraná é um cipó, e pode atingir até cerca de 12 metros de altura. E é exatamente nas alturas onde se encontram as folhas lisas e verde-escuras da planta, e também onde os frutos de casca vermelha, polpa branca e semente preta nascem em lindas e grandes ramas na floresta. Porém, foi justamente o povo Sateré-Mawé o ator principal na semi-domesticação dessa planta, a partir do momento em que passou a manejar os “filhos do waraná” (as mudas das plantas selvagens) em áreas de cultivo, onde os cipós se tornam arbustos. A colheita das ramas é realizada logo antes dos frutos amadurecerem, entre os meses de janeiro e março.

Tudo que se conhece atualmente sobre os mais variados produtos advindos desses frutos, deve-se ao fato da semi-domesticação do waraná realizada pelo povo Sateré-Mawé. Dessa forma, o fruto é componente central da cultura desse povo, em suas mais variadas formas de uso: consumido principalmente em pó com água, após passar pelo processo tradicional de secagem, torra e moagem. Sendo assim, é ponto central dos rituais, das reuniões, dos encontros do povo Sateré-Mawé, originando a sagrada bebida conhecida como “Çapó”.

A área de produção do waraná e todos os produtos oriundos desse processo, abrange a Terra Indígena Andirá-Marau (Decreto 93.069/1986). A área recebeu esse nome, pois é delimitada pelas cabeceiras do Rio Andirá, ao norte, e do Rio Marau ao sul. Está situada na fronteira entre os estados do Amazonas e Pará, região Norte do Brasil, e abrange parte dos municípios de Parintins, Barreirinha e Maués (no Amazonas) e Itaituba, Aveiro e Juruti (no Pará), territórios do Baixo Amazonas dos estados do Amazonas e do Pará, no bioma Amazônia. Corresponde a uma área cujo usufruto é exclusivo à etnia Sateré-Mawé, que tradicionalmente a ocupa, com base no Art. 231 da Constituição Brasileira.

O povo Sateré-Mawé conta com cerca de 14.000 pessoas distribuídas em cerca de 120 aldeias na Terra Indígena. Além das áreas correspondentes a essas aldeias, a área de produção também abrange algumas comunidades que estão fora da área delimitada como Terra Indígena, mas onde também vivem Sateré-Mawé que conquistaram o direito de ocupação tradicional e ancestral. Os moradores dessas comunidades indígenas, que estão fora da Terra Indígena, são reconhecidas como parte do povo Sateré-Mawé pelo Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé (CGTSM), e participam da organização sociocultural autônoma do povo.

Em 1999 toda essa área pertencente ao povo Sateré-Mawé, dentro e fora da Terra Indígena, foi definida pelas lideranças tradicionais como “Satere-Mawe eko ga’apypiat warana mimotypoot sese”, ou seja: “Santuário Ecológico e Cultural do Waraná dos Sateré-Mawé”. Nesse sentido, o CGTSM garante a existência e funcionamento do Consórcio dos Produtores Sateré-Mawé (CPSM), que representa e faz a gestão de toda a produção de waraná dos produtores consorciados.

As condições ambientais e de cultivo do waraná destinado à produção dos produtos derivados devem ser aquelas derivadas das técnicas, dos conhecimentos tradicionais e do específico relacionamento de natureza mítico-religiosa que une simbioticamente os indígenas Sateré-Mawé ao waraná.

A Fortaleza
A Fortaleza do Waraná foi criada entre os anos de 2006 e 2007, com o intuito de reconhecer e fortalecer a cultura do waraná nativo pelo povo Sateré-Mawé. É mantida pelos produtores ligados ao Consórcio dos Produtores Sateré-Mawé (CPSM) que, por sua vez, integra o Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé (CGTSM), maior órgão de representação política do povo originário. O CPSM faz toda a gestão, controle, processamento e comercialização do waraná em bastão (pão de waraná) e em pó. O CPSM também representa os produtores Sateré-Mawé em eventos nacionais e internacionais, bem como em espaços políticos relacionados à questão indígena.

Área de produção/território
Terra Indígena Andirá-Marau. Amazônia, Brasil

Agricultores e produtores
Atualmente mais de 200 produtores integram o CPSM e, consequentemente, a Fortaleza do Waraná. A maior parte destes vive dentro da Terra Indígena Andirá-Marau, em suas diversas aldeias. Alguns produtores, no entanto, vivem também em comunidades do entorno da TI.

Responsáveis
Referente Slow Food
Carlos Demeterco (Slow Food Brasil – Facilitador Norte): c.demeterco@slowfoodbrasil.com / +55 92 99492-3900

Referentes Fortaleza
Obadias Garcia (CGTSM): obadiasgarcia@gmail.com / +55 92 99146-8104
Eudes Batista (CPSM): eudesl.batista@gmail.com / +55 92 99138-8367
Sérgio Garcia Wara (CPSM): sergiosatere@gmail.com / +55 92 99327-2793
Kapi Parakari (Jesiel) (CGTSM): wasaitukai@gmail.com / +55 92 99529-4279

Parceiro técnico

 ufam_alpha.png         Resultado de imagem para centro de trabalho indigenista

 

Apoiada por:

               Resultado de imagem para guayapi

logo projeto completa

Parceiro (ou parceiro técnico)

Centro de Trabalho Indigenista

Instituto Federal do Amazonas

Instituto Nacional de PEsquisas da Amzônia

Universidade Federal do Amazonas

Apoiada por

Consórcio dos Produtores Sateré-Mawé

Guayapi

Outras Fortalezas