Aliança de Cozinheiros Slow Food

.

.

.

“Todas as cozinhas do mundo devem ter a mesma dignidade. É preciso resgatar e difundir os produtos locais e o conhecimento de como prepará-los: conhecimento que corre o risco de desaparecer junto à biodiversidade que o inspirou; produtos suplantados por alimentos impostos pela indústria alimentar, por uma agricultura intensiva, escrava da química e condicionada pelo mercado global. Esta é gastronomia libertada”

Carlo Petrini (fundador do Movimento Slow Food)

A Aliança de Cozinheiros Slow Food é uma rede que reúne cozinheiros de todo o mundo, inspirados pela filosofia do Slow Food, que se comprometem a promover o alimento “bom, limpo e justo”, a cultura e economia local e a biodiversidade alimentar.

Participar significa:

Utilizar matérias-primas locais e de boa qualidade, fornecidas por agricultores, pastores, pescadores, açougueiros, padeiros e artesãos que preservam técnicas e conhecimentos tradicionais, respeitando o meio ambiente, a paisagem e o bem-estar animal.

Valorizar as produções da região através das Fortalezas Slow Food, da Arca do Gosto e das Comunidades Slow Food, dando visibilidade, dignidade e o devido valor aos produtores e seu trabalho.

Quem pode participar?

Cozinheiros de qualquer formação e tradição podem participar da Aliança. Não importa se trabalham na cozinha de restaurantes, refeitórios, hotéis, em casa, em barracas de feira ou na rua, mesmo que informalmente. Qualquer contexto, desde que acessível a todos.

A Aliança valoriza as tradições gastronômicas locais, mas não restringe as possibilidades de expressão criativa dos cozinheiros, que podem trabalhar com qualquer tipo de proposta culinária (étnica, fusion, criativa, etc.). Contudo, as atividades devem ser caracterizadas pela busca da qualidade, e a escolha de matérias-primas e o relacionamento com os produtores devem seguir a filosofia do projeto.

É importante que os cozinheiros saibam dar aos clientes informações sobre os produtos oferecidos, sobre a sua origem, sobre os produtores, sobre as razões das suas escolhas gastronômicas e de sua adesão ao projeto da Aliança e ao Slow Food.

Participando do projeto, os cozinheiros se comprometem a serem “justos” também em seus estabelecimentos, respeitando o trabalho e os direitos de seus colaboradores, pagando preços justos aos seus fornecedores.

Os cozinheiros que participam da Aliança se comprometem a promover e a desenvolver ações em defesa da biodiversidade, iniciativas de arrecadação de fundos para realização dos projetos da Associação (Fortalezas, Arca do Gosto, entro outros); a divulgar e a apoiar as campanhas do Slow Food.

kisedje
Objetivos

Os objetivos da Aliança de Cozinheiros Slow Food são:

  • Estimular a criação e o fortalecimento de relações diretas (de trabalho, colaboração, amizade, solidariedade) entre cozinheiros e agricultores, pescadores, extrativistas, beneficiadores de alimentos, produtores artesanais;

  • Valorizar os produtos das Fortalezas Slow Food, da Arca do Gosto e das pequenas produções locais boas, limpas e justas,conservando  a biodiversidade e a cultura alimentar de cada território;

  • Apoiar e divulgar as pequenas produções agrícolas e artesanais;

  • Promover a adesão ao Slow Food, desenvolvendo e fortalecendo a rede Slow Food Brasil nas comunidades locais, aproximando produtores, co-produtores, cozinheiros e donos de restaurantes dos valores do Slow Food;

  • Valorizar as tradições locais e os saberes artesanais;

  • Conscientizar sobre a necessidade de fazer escolhas sustentáveis de consumo;

  • Apoiar concretamente, mediante a organização de ações, eventos e arrecadação de recursos, os programas e campanhas do Slow Food e sua rede.

  • Apoiar concretamente (com as próprias escolhas diárias) as campanhas locais e internacionais do Slow Food (como a campanha em favor da pesca sustentável “Slow Fish” ou as campanhas contra o desperdício alimentar, contra os transgênicos, em favor da biodiversidade e dos queijos de leite cru, em defesa das paisagens agrícolas, etc.);
Divulgação

Quer fazer parte da Aliança?

Leia o regulamento e faça o seu cadastro.