Mandioca

Mandioca, aipi, aipim, castelinha, uaipi, macaxeira, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava, mandioca-amarga… a pluralidade de nomes representa a importância que a planta da mandioca no nosso território e formação, e seu consumo representa um apoio e respeito à cultura, tradição e produção local.

A mandioca é nativa do Brasil e ao longo de milhares de anos, diversas espécies e variedades surgiram da interação com os povos indígena e demais agricultores que povoaram as terras do país. É um produto da agricultura familiar brasileira, e patrimônio de comunidades e povos tradicionais.

Apesar da inegável importância, o principal alimento na mesa do brasileiro hoje é o trigo, um hábito que ganhamos na colonização européia. Importamos 85% do trigo que consumimos, proveniente de grandes monoculturas, a partir de variedades modificadas e uso intensivo de deserbantes, conservantes e agrotóxicos. Uma receita que resulta em um gasto de 1 bilhão de reais por ano.

Todo 22 de Abril, o Slow Food Brasil comemora o dia da Mandioca como parte da campanha “Mandioca é cultura, segurança e soberania alimentar”. Essa data reforça a importância da biodiversidade alimentar e pede a todos que participem compartilhando fotos, textos, comentários, desenhos, receitas e outras informações sobre esta raiz.

#diadamandioca

Conteúdos relacionados:

Da mandioca não se faz só farinha, se faz tapioca!

Artigo escrito em duas mãos, uma nutricionista e a uma socióloga amantes da comida, com registros sensoriais, memórias, emoção e reflexão.

biju-mandioca-indigena.jpg

Arca do Gosto Mandioca

Alimentos relacionados à mandioca que fazem parte do catálogo da biodiversidade alimentar do Slow Food.

Fortalezas e Comunidades Slow Food

Grupos ligados e comunidades ligadas ao projeto das Fortalezas Slow Food e a rede do movimento no Brasil.

.

Produtos da Arca do Gosto relacionados à mandioca.

Hî-Hî

Este produto foi aprovado na Arca do Gosto e, em breve, mais informações serão disponibilizadas nesta página.

Taiada

Este produto foi aprovado na Arca do Gosto e, em breve, mais informações serão disponibilizadas nesta página.

Pé-de-Moleque de Mandioca

O pé-de-moleque da região amazônica consiste em uma barra produzida a partir da massa da mandioca, e não do amendoim, como conhecido e produzido em outras regiões do Brasil. A receita do…

Beiju sica

O beiju sica, chamado também beiju assado, é uma tapioca seca e crocante que se conserva dessa maneira por muito tempo. É feito na chapa dos fornos que torram a farinha. Dependendo…

.

Fortaleza Slow Food relacionadas à mandioca

Fortaleza da Farinha Bragantina

A tradicional farinha de Bragança, como é conhecida, é produzida artesanalmente por pequenos produtores da agricultura familiar da região Bragantina, o Salgado Paraense, nos municípios de Bragança, Augusto Correa, Tracuateua e Capanema….