bergas deliciosas

Nada como comer bergamotas ao sol!

bergas deliciosasNo último domingo, 23 de agosto, tivemos um lindo dia de sol, no final do rigoroso inverno que, este ano, gelou o Rio Grande do Sul. Em um dia como este, nada como comer bergamotas ao sol! E foi isso o que fizemos…

Naquele domingo ensolarado, o Convivium Produtos da Terra – RS promoveu uma atividade de integração entre consumidores da região metropolitana de Porto Alegre e produtores de Pareci Novo e de municípios próximos, na região do Vale do Caí. É lá que se produz a Bergamonta Montenegrina , fruta que faz parte da Arca do Gosto do Slow Food Brasil.

consumidores e produtoresComo proposto no Manifesto do Convivium Produtos da Terra – Rio Grande do Sul , a atividade procurou "promover a valorização do alimento bom, limpo e justo, buscando especialmente fortalecer agricultores familiares através da aproximação entre produtores e consumidores".

O encontro proporcionou que consumidores da região metropolitana de Porto Alegre, membros e simpatizantes do Convivium Produtos da Terra e da Cooperativa de Consumo GiraSol , conhecessem um pouco mais não apenas sobre a produção dessa fruta mas também sobre a diversidade da agricultura ecológica.

companheiros_da_natureza.jpgO primeiro local visitado foi a sede da Associação Companheiros da Natureza, que agrega dez famílias que vendem seus produtos nas principais feiras agroecológicas de Porto Alegre. Os produtores ressaltaram a importância das feiras para sua autonomia e para a viabilização da diversificação agrícola das propriedades.

Seguindo o passeio, o grupo visitou a agroindústria Novo Citrus , que processa sucos e geléias de diferentes frutas.  Os consumidores puderam ver o local em que as frutas são processadas e, ainda, "certificar" todos os cuidados e organização dessa agroindústria, que começou na cozinha de casa e, aos poucos, com muita dedicação da família, foi crescendo e se estruturando.sitio_steffen

Depois das visitas, hora do almoço! A surpresa ficou por conta da beleza do Sítio Steffen e, é claro, do maravilhoso almoço, preparado em fogão a lenha. No sítio, é possível passear a cavalo, de barco, carroça e jipe. Opções de diversão não faltaram e, por isso, as atividades da tarde foram bem diversas. 

img_0521.jpgAlém do aprendizado e das trocas que este agradável encontro proporciou a todos, saímos com a certeza de que os produtos dos Companheiros da Natureza agregam mais que sabor: histórias de vida, de dedicação e amor pela agricultura… de respeito e cumplicidade entre produtores e consumidores.


Para juntar-se ao Convivium Produtos da Terra – Rio Grande do Sul, associe-se ao Slow Food (veja aqui como associar-se) e entre em contato conosco através do e-mail produtosdaterra@slowfoodbrasil.com

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...