Parceria entre os convivia Batatais, Petrópolis e Rio de Janeiro

A educação alimentar é um dos objetivos do nosso convivium na convicção que somente através de parcerias (escola, alunos, família, comunidade) um projeto educativo torna-se eficaz.

Acreditamos na importância de parcerias entre os convivia para a troca de ideias e a promoção de trabalhos que pretendem valorizar o alimento como algo que vai além dos valores nutricionais resgatando as tradições, o convívio e o prazer.

Assim, aproveitamos nossa viagem ao Rio para nos reunir com Margarida e Bibi do Convivium Rio de Janeiro e Denise do Convivium Petrópolis para elaborarmos a dinâmica do encontro realizado na segunda-feira, 23 de julho de 2012.

A ideia foi de Bibi Cintrão, nossa “cicerone” e anfitriã, que articulou a proposta sobre um encontro de educação alimentar para conhecer melhor o trabalho que desenvolvemos em nossa região.

Recebemos um público bastante heterogêneo: psicólogos, educadores, biólogos, sociólogos, historiadores, chefs e curiosos que enriqueceram o debate com ideias e diversas propostas confirmando a importância  da interdisciplinaridade no contexto da educação alimentar.

Os participantes treinaram suas habilidades sensoriais na oficina do gosto, durante a qual puderam conhecer e degustar um pouco da biodiversidade alimentar brasileira.

Esperamos que a parceria entre o nosso convivium e os convivia do Rio de Janeiro e de Petrópolis seja a primeira de muitas outras.

Fonte: Slow Food Campo Lindo Batatais

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Comida, Comunidade e Regeneração

Date 18 julho, 2022
Regeneração é o tema do Terra Madre – Salone del Gusto 2022, que tem como objetivo ressaltar o protagonismo da agricultura familiar...

Slow Food Indica

Date 16 julho, 2022
Visibilidade e acesso a mercados mais competitivos para alimentos bons, limpos e justos Mais um passo está sendo dado para qualificar a...

Intercâmbio de culturas alimentares

Date 14 julho, 2022
Jovens do povo Tremembé da Barra do Mundaú viajaram do litoral oeste do Ceará até a terra indígena do povo Tabajara do...