Falta quase um mês para o Salone del gusto e Terra Madre 2012

Na capital piemontesa, a expectativa é grande para o maior evento do Slow Food. De 25 a 29 de outubro de 2012, o Salone del Gusto e Terra Madre estarão totalmente abertos ao público. Uma oportunidade única para descobrir os alimentos que transformam o mundo.

“Alimentos que transformam o mundo”: este é o slogan da nova edição do Salone del Gusto e Terra Madre, que será realizado na Itália, em Turim, de 25 a 29 de outubro. Centenas de produtores de pequena escala, chefs e pesquisadores serão os protagonistas da maior manifestação internacional organizada pelo Slow Food. Participantes de todo o mundo trarão consigo produtos e histórias, oferecendo a possibilidade de explorar o mundo dos alimentos e dos vinhos em 360 graus. Num caleidoscópio de culturas diversas, os visitantes poderão descobrir que competências e que saberes, antigos e novos, são necessários para produzir os alimentos do amanhã.

Este ano, pela primeira vez, Salone del Gusto e Terra Madre serão um único evento. Os visitantes terão acesso a todos os estandes e a todos os eventos que no passado eram parcialmente reservados aos especialistas do setor. Os associados Slow Food terão um desconto de 50% no ingresso (10 euros para o ingresso do dia, em vez de 20; 30 euros para um passe válido por cinco dias, em vez de 60), desconto de 20% na reserva dos eventos e de 30% nos preços dos livros. Abaixo, de forma breve, como será a programação.

Três pavilhões do centro de eventos Lingotto (1, 2 e 3) serão dedicados ao mercado italiano, especialmente aos produtos de mais de 200 Fortalezas Slow Food e de centenas de expositores divididos por regiões. Cada região apresentará algumas de suas especialidades nos espaços das osterie: os visitantes poderão experimentar a mais autêntica cozinha regional de cada canto da península. Graças à colaboração da rede associativa local, cada região também aprofundará um tema transversal: do azeite de oliva às técnicas tradicionais de vinificação, à educação alimentar.

Este programa será enriquecido por uma série de conferências abertas ao público do evento: especialistas de todo o mundo tratarão de temas fundamentais, como a mudança climática, a agricultura urbana, o bem-estar animal, biodiversidade, os povos indígenas, a soberania alimentar.

A poucos passos do mercado italiano, no prédio do Oval, será realizado o mercado internacional, onde centenas de produtos únicos no mundo poderão ser conhecidos e degustados e onde também estarão expostos os projetos e campanhas do Slow Food em todo o planeta. Também aqui, cada região do mundo será associada a um tema relevante. No centro do espaço dedicado à África, por exemplo, será instalada uma horta de 400 metros quadrados, apresentando o projeto Mil Hortas na África. A alguns metros de distância, os estandes dos países balcânicos proporão quatro percursos diferentes para explorar os tesouros gastronômicos pouco conhecidos daquela região. No Oval estarão presentes mais de 100 Fortalezas e seis Mercados da Terra da rede Slow Food. A animada área de comidas de rua servirá especialidades do mundo inteiro para comer de pé: um fast food internacional autêntico e diferente!

A educação alimentar continuará sendo um dos pontos chave do evento. Estão programadas atividades para crianças e adultos. É possível fazer reserva para as atividades na página www.slowfood.com e estarão disponíveis em italiano e em inglês. Os associados do Slow Food terão direito a um desconto de 20%. Haverá mais de 100 Laboratórios do Gosto, as já famosas degustações realizadas pelo Slow Food, com a supervisão de produtores, chefs, enólogos, mestres cervejeiros e especialistas. Os Teatros do Gosto mostrarão chefs de todo o mundo trabalhando, com seus truques e seus segredos. As atividades dos Master of Food “Horticultura” e “Cozinhar sem desperdício”, oferecerão conselhos para o consumo e a produção sustentáveis também em casa. Nos Encontros com o Autor, dez encontros com vários protagonistas internacionais do mundo dos alimentos e dos vinhos num ambiente mais íntimo e relaxado.

Por fim, não esqueça de visitar a Enoteca, uma espetacular galeria com mais de 1.200 vinhos italianos para degustar, muitos dos quais relacionados no guia Slow Wine do Slow Food Editore. No final do dia, a manifestação sairá do Lingotto, onde é possível participar de um dos Encontros à mesa, organizados por uma equipe internacional de chefs que, durante os dias da manifestação, serão convidados por alguns dos melhores restaurantes de Turim e arredores. Se preferir uma refeição mais simples, visite a Piazza della Pizza, onde os melhores pizzaioli napolitanos trabalharão com ingredientes das Fortalezas Slow Food. Para acompanhar os pratos, as melhores cervejas artesanais.

O programa completo pode ser baixado do site www.slowfood.com. Visite o site do evento

Reserve agora!

Os Laboratórios do Gosto, o Teatro do Gosto, os encontros com o Autor, os eventos do Master of Food e os Encontros à Mesa têm vagas limitadas, sendo indispensável fazer reservas. O prazo para reservas online é até dia 18 de outubro de 2012. Não serão feitas reservas por telefone. As eventuais vagas restantes estarão à venda nos dias dos eventos.
Veja o calendário e reserve o quanto antes

Vantagens para os associados Slow Food

Os associados Slow Food têm direito a muitas vantagens: ingressos pela metade do preço, desconto de 20% na reserva dos eventos e reduções de 30% na compra de livros e mercadorias do evento.
Una-se a nós!

Acompanhe no Facebook e no Twitter hashtag: #SaloneDelGusto
E no site: http://salonedelgustoterramadre.slowfood.com/

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Comida, Comunidade e Regeneração

Date 18 julho, 2022
Regeneração é o tema do Terra Madre – Salone del Gusto 2022, que tem como objetivo ressaltar o protagonismo da agricultura familiar...

Slow Food Indica

Date 16 julho, 2022
Visibilidade e acesso a mercados mais competitivos para alimentos bons, limpos e justos Mais um passo está sendo dado para qualificar a...

Intercâmbio de culturas alimentares

Date 14 julho, 2022
Jovens do povo Tremembé da Barra do Mundaú viajaram do litoral oeste do Ceará até a terra indígena do povo Tabajara do...