Falta uma semana para o Salone del Gusto e Terra Madre 2012

Entre 25 e 29 de outubro, em Turim, na Itália, acontece a edição 2012 do encontro internacional do Salone del Gusto e das comunidades do alimento de Terra Madre, onde estarão reunidas a extraordinária diversidade de alimentos de todos os continentes, pequenos produtores e artesãos que seguem os princípios do bom, limpo e justo no mundo inteiro.

Durante o Salone del Gusto e Terra Madre, os visitantes poderão escolher entre mais de 100 Oficinas do Gosto e os eventos: Encontros com o Autor, com degustações apresentadas por especialistas internacionais; o Teatro do Gosto, onde chefs prepararão pratos de autoria própria para a degustação do público; Encontros à Mesa com chefs famosos do mundo inteiro; e o espaço Enoteca, com mais de 1.200 rótulos de vinho.

 

Pela primeira vez, o Salone del Gusto e Terra Madre serão realizados como um evento único e totalmente aberto ao público. O objetivo do novo formato é promover o mais importante evento internacional dedicado ao alimento, capaz de unir o prazer do gosto à responsabilidade e ao respeito pelos produtores e pelo meio ambiente.

As Comunidades do Alimento de todo o mundo estarão presentes no Salone del Gusto e no Terra Madre, muitas delas com estandes na área do Mercado, onde poderão apresentar seus produtos, contando a história de suas atividades. A área receberá cerca de 1.000 expositores de 100 países. Vindas da África, América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, mais de 350 Fortalezas serão mais uma vez as estrelas do evento, oferecendo queijos, carnes curadas, peixes, pães, doces, grãos, mel, frutas e verduras de 50 países diferentes.

Três pavilhões do Centro de Exposições Lingotto serão dedicados à Itália, enquanto a Oval Olympic Arena receberá os produtores dos cinco continentes. Áreas especiais servirão pratos regionais italianos, enquanto os cozinheiros do Terra Madre prepararão especialidades étnicas e comidas de rua destacando a diversidade das tradições gastronômicas de todo o mundo.

Direito ao alimento, grilagem, Política Agrícola Comum da União Europeia, a ligação entre saúde e alimento, mudanças climáticas e bem‐estar animal são apenas alguns dos temas ligados ao sistema de produção alimentar que serão discutidos em mais de 40 Conferências.

“Salone del Gusto e Terra Madre 2012 representarão um momento decisivo para as milhares de pessoas reunidas para debater o futuro do alimento em Turim,” declarou Carlo Petrini, presidente do Slow Food. “As nossas escolhas diárias e a comida que botamos em nosso prato determinam o futuro do meio ambiente, da economia e da sociedade e, mais do que nunca, é essencial que a voz coletiva se faça ouvir neste mês de outubro e que nos tornemos parte ativa na resolução dos problemas que afetam a Terra e a comunidade global.”

Saiba mais: http://salonedelgustoterramadre.slowfood.com

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...

Educação alimentar e do gosto

Projeto inovador da faculdade de gastronomia do SENAC MINAS, inspirado na metodologia do Slow Food, leva a educação alimentar e do gosto para a sala de aula de escolas da rede pública...