Slow Food no Sabor de São Paulo

No fim de semana, dias 29 e 30 de junho de 2013, ocorreu no Parque da Água Branca, o festival gastronômico ‘Sabor de São Paulo’, na capital paulista.

O Festival é fruto da parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a Revista ‘Prazeres da Mesa’ e selecionou desde o início do ano, cinco pratos típicos de cada uma das seis macrorregiões do estado, totalizando 30 pratos finalistas. Muitos deles eram receitas de tradição familiar, algumas de mais de um século de idade.

 

O Slow Food foi convidado a participar, dispondo de um espaço de meio galpão (cerca de 100m2). Três convívios (São Paulo, Grande ABC e Gastromotiva) dividiram esta área, onde ocorreu uma programação bem Slow (clique no link ao lado e confira).

Neste espaço desenvolvemos as seguintes atividades:

– sessões de educação do gosto em sua versão para crianças (de todas as idades), Aventuras do gosto, com Cláudia Mattos, Betty Kovesi e Ana Maria Tomazoni;


Ana Tomazoni nos preparativos pra Oficina

– papo slow, em que temáticas como o custo dos orgânicos (com Maria Helena Caldas), a melhor forma de escolher os alimentos (com Malluh Barciotti) e plantas alimentícias não convencionais (com Fabiana Sanches de Oliveira) foram abordadas;

– oficina de banana verde (com Cláudia Mattos)

– oficinas de alimentação viva (com Sheila Waligora);

– espaço para a Mesa da biodiversidade com produtos da Arca do Gosto e Fortalezas, e ponto de associação de novos membros do Slow Food.

– espaço para produtores, artesãos do alimento. Tivemos a presença de pão artesanal levain (de Claudio Lorenzo, da Masseria); queijos de leite cru mineiros (com mais de 60 dias de maturação, d’A Queijaria); pratos com ostra e cataia, por Roberto Cattani e Katiamaria Bortoluzzi de Cananéia; geléias e doces de frutas nativas do Sítio do Belo e Gastromotiva, aventais e ecobags Slow Food desenvolvidos pela Fabiana Sanches de Oliveira com cooperativas têxteis;
Cartazes pintados por pessoas de todas as idades

– espaço para criação de cartazes de protesto com temática alimentar, inspirado nos últimos acontecimentos das ruas brasileiras e exposição de materiais cedidos pela Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

Estes dois dias foram muito intensos e nos deram uma enorme oportunidade de apresentar o Slow Food para um público bastante heterogêneo. Há ainda muito a divulgar e muito o que aprender dentro dessa rede que nosso movimento tece.


Slowfoodies comemorando o sucesso do evento

Confira outras fotos publicadas na página do Facebook do Convívio São Paulo

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress