“Engenhos da Cultura: teias agroecológicas”, livro e vídeo que retratam a Rede Catarina Slow Food estão disponíveis on line

Já estão disponíveis em versões para web o livro e audiovisual Engenhos da Cultura: teias agroecológicas, uma realização do CEPAGRO – Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo. O trabalho é um registro histórico das ações do Ponto de Cultura Engenhos de Farinha através de seus protagonistas, metodologias e incidência política.

A edição foi lançada em Julho de 2014 no CIC – Centro Integrado de Cultura, em Florianóplis, evento realizado pela Rede Cultura Viva SC e Rede Catarina Slow Food que contou com a presença das comunidades urbanas e rurais envolvidas. A iniciativa faz parte de uma campanha levantada pelo Convívio Engenhos de Farinha/Slow Food e viabilizada pela Ong Cepagro que propõe o registro do modo de fazer a farinha polvilhada  de Santa Catarina como Patrimônio Cultural Imaterial.

O e-book “Engenhos da Cultura: teias agroecológicas” pode ser acessado através do link http://issuu.com/sandraalves91/docs/livro_engenho_da_cultura_vf

A força da cultura agroalimentar ligada aos engenhos de farinha de mandioca de Santa Catarina e sua possibilidade de ressignificação através da agroecologia são o mote de onde surgem as diversas ações apresentadas nesta publicação que também retrata a trajetória da Rede Catarina Slow Food e parceria entre os Convívios Engenhos de Farinha e Mata Atlântica. Na primeira parte do livro temos um pequeno registro de metodologias utilizadas, tanto em cursos e oficinas como na construção de formatos de eventos que buscam o diálogo entre comunidades de base, pesquisadores e gestores públicos. Num segundo momento, a criação e consolidação da Rede dos Engenhos Artesanais da Grande Florianópolis é apresentada em seus trânsitos locais e globais, revelando cada um dos engenhos como espaços histórico-culturais e pedagógicos e também de produção agroecológica. Nas seções seguintes, a história das populações tradicionais do litoral catarinense convida a repensar  os papéis destas culturas na atualidade, entre registros, reflexões e receitas culinárias.  

Já o vídeo documentário Engenhos da Cultura:teias agroecológicas pode ser visto através do link http://vimeo.com/104524213

O audiovisual dá voz à agricultores, profissionais e ativistas envolvidos pelo Ponto de Cultura Engenhos de Farinha para retratar a articulação entre  três inspiradores movimentos sociais da atualidade: o Cultura Viva, a Rede Ecovida de Agroecologia e o Slow Food. A experiência de agricultores familiares da Rede Ecovida no encontro mundial do Slow Food, o Salone del Gusto/Terra Madre 2012 é evidenciada através de memórias, assim como a Bijajica, iguaria recém embarcada na Arca do Gosto. Também são abordadas metodologias em educação do gosto que fazem parte GT Educação do Slow Food Brasil.

Tanto a publicação quanto o vídeo documentário serão apresentados em outubro no Salone del Gusto/Terra Madre 2014 em Turim, Itália.

Aos leitores e expectadores um bom apetite! 

IMG 7305 1 copy copy
Chefs do Convívio Mata Atlântica no lançamento do livro e documentário. Foto: Sandra Alves 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress