sergio batista garcia brazilian youth indigenous

Sérgio e o Guaraná Sateré Mawé – Terra Madre Jovem

>> Fortaleza do Guaraná

sergio batista garcia brazilian youth indigenous

Sérgio é indígena da tribo Sateré-Mawé na cidade de Parintins, Amazonas. O povo Sateré-Mawé criou há 25 anos um projeto de etnodesenvolvimento para auto-organização social e econômica. O principal produto do projeto é o guaraná (Waraná), que originalmente é uma planta domesticada pelos Sateré-Mawé para cultivo. O projeto está localizado dentro da terra indígena Andirá Marau baixo, entre os estados do Amazonas e Pará.

 

Ele trabalha ativamente com a comunidade e faz parte da associação de produtores, o CONSELHO GERAL DA TRIBO SATERÉ-MAWÉ-CGTSM E CONSÓRCIO DOS PRODUTORES SATERÉ-MAWÉ – CPSM

Trabalha como tesoureiro, representante do comércio justo e solidário, além de ser responsável pelo controle interno para o certificado de orgânico.

O Guaraná faz parte da Arca do Gosto brasileira e também foi criada a Fortaleza do Guaraná , um dos mais importantes produtos do brasil exportado, comercializado e reconhecido no mundo por sua excelência.

O objetivo é preservar o guaraná autêntico produzido na terra onde ele nasce e cresce naturalmente, pelas pessoas que descobriram suas virtudes há tanto tempo, e que também inventaram as técnicas mais adequadas para plantá-lo e processá-lo.

Sérgio tem muito orgulho de seu povo e suas origens, ele é um dos poucos jovens que ainda se pinta e se qveste dentro das tradições indígenas.

Saiba mais sobre o Terra Madre Jovem e apoie a participação de jovens como o Sérgio :www.wefeedtheplanet.com

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Big Food: Comida de mentira

Date 22 novembro, 2021
Documentário brasileiro premiado internacionalmente escancara o lobby das indústrias de ultraprocessados e visa levar mais informação ao grande público "Nossa intenção não...

Chocolate: de quem e para quem? 

Date 22 outubro, 2021
Projeto de chocolateira com crianças de comunidades do Rio de Janeiro fala sobre o acesso ao chocolate bom, limpo e justo, trazendo...