Terra Madre Brasil 2020: um novo capítulo pelo alimento bom, limpo e justo para todos

Encontro da rede Slow Food reúne virtualmente agricultores familiares, educadores, cozinheiros e defensores do acesso ao alimento bom, limpo e justo para todos 

Adaptar-se é preciso, e falar sobre agricultura familiar e camponesa, biodiversidade e cultura alimentar brasileira é pauta urgente. São esses os principais temas de discussão da 3ª edição do Terra Madre Brasil (TMB), que terá formato online e reunirá diversos atores do mosaico da rede Slow Food, como agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, queijeiros, meliponicultores, quilombolas, indígenas, povos e comunidades tradicionais, ativistas, jornalistas, cozinheiras e cozinheiros.

“Antes da pandemia, a rede Slow Food Brasil e as organizações parceiras do evento já estavam mobilizadas aguardando esta oportunidade de debate e troca, divulgação de projetos e fortalecimento de alianças. Desta forma, o movimento Slow Food no Brasil pode seguir com força e novo fôlego em 2021”, avalia Valentina Bianco, coordenadora de parcerias institucionais da Associação Slow Food do Brasil. 

O TMB, que conta com a correalização do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional/Secretaria de Desenvolvimento Rural (CAR/SDR), integra o evento internacional Terra Madre – Salone del Gusto 2020, que foi lançado em 8 de outubro e segue por seis meses até abril de 2021, culminando no Congresso Internacional do Slow Food.

Apesar da falta de atividades presenciais, a organização enxerga oportunidades no novo formato, como “a ampliação do alcance do evento, a redução dos custos para sua realização e também a ideia de nascer em um ambiente onde as escolhas e o consumo são feitos de forma consciente diante desta nova realidade”, destaca Guilherme Cerqueira Martins e Souza, coordenador de Inteligência de Mercado do Projeto Bahia Produtiva, realizado pela CAR.

Integrante da rede Slow Food, o produtor de queijos de cabra e presidente da central de cooperativas Central da Caatinga, Adilson Ribeiro, considera o evento um importante capítulo para a agricultura familiar, “Vai ser um espaço muito rico de troca de experiências, saberes e oportunidades de entendimento. Fazer parte dessa rede nos traz um enriquecimento grande não só no conhecimento, mas também no desenvolvimento das culturas regionais que se perderam ao longo do tempo”.

Para a cozinheira e liderança da Aliança de Cozinheiros Slow Food, Eliane Regis, a expectativa é que “por meio das trocas multiculturais e do compartilhamento de vivências, possamos adaptar experiências e implementá-las na realidade brasileira”.

Programação 

Oficinas do Gosto 
As oficinas promovem a educação do gosto, aprofundando os sentidos para o público poder reconhecer especificidades de tantos alimentos e preparos únicos dos diferentes territórios e ecossistemas. A atividade conta com a presença de agricultores, cozinheiros, pescadores, meliponicultores, sommeliers, extrativistas, queijeiros, mixologistas, sempre contando com um/a mediador/a com conexões com o tema apresentado.

Como se Faz
Aqui você vai aprender como são feitos os alimentos. No Como se Faz,será possível aprender um pouco mais sobre o sistema alimentar, sobre como são produzidos e como são cultivados, extraídos e beneficiados os alimentos. 

Food TalksCompartilhamento de reflexões sobre a alimentação e suas interfaces com a cultura, a política, a justiça social e a ecologia, a partir da visão de agricultores, pesquisadores, jornalistas e outros atores sociais que contribuem para repensarmos o sistema alimentar.

Casa de Farinha
Aqui, a rainha do Brasil tem seu espaço de destaque! Por meio de imagens e sons, a instalação conduzirá os visitantes a uma imersão no universo das farinhas e dos principais modos de fazer farinha da mandioca pelo Brasil. Será possível conhecer as casas e engenhos de farinha, os modos de fazer, e as semelhanças e diferenças entre elas. 

Mercado Terra Madre Brasil 2020
O mercado é o local de encontros, cheiros, saberes e culturas que são simbolizadas nos alimentos e trazidas por quem os produzem. Na edição online, apesar da impossibilidade de transpor tal vivência, não poderíamos deixar de trazer para o evento este espaço. Apresentaremos um mapa interativo, onde será possível conhecer produtos, cooperativas e associações de produtores e a incrível sociobiodiversidade brasileira, além de descobrir onde você pode adquirir esses alimentos.

Rodas de Conversa e Diálogos
Aqui, acontecerão debates acerca dos diversos temas que o Slow Food trata dentro dos eixos temáticos cultura alimentar, biodiversidade, incidência política e mobilização social, abordados por convidados que lidam com eles em sua atuação cotidiana. No Dia da Consciência Negra, teremos uma programação especial dentro do tema da Diáspora e culinária afro brasileira. No fim de semana, iniciaremos os dias com os Diálogos, que trarão no sábado as denúncias e no domingo os anúncios, dando o tom dos respectivos dias.

Slow Food no Filme
A versão brasileira é uma livre interpretação do Slow Food on Film, organizada por ativistas da rede Slow Food Brasil, que aproveita a linguagem audiovisual e cinematográfica para trazer as nuances política, poética, ecológica, sociocultural, de saúde e subsistência relacionada aos princípios e ideais do movimento Slow Food, sempre acompanhada de debate.

Apresentações Artísticas
Junto com o SF no Filme, as apresentações artísticas compõem a programação cultural do nosso encontro, para renovar os ânimos e relaxar no fim do dia com artistas que dialogam com os valores e as lutas do movimento Slow Food. 

 

Para saber a programação completa, acesse o site do Terra Madre Brasil 2020. Todas as atividades serão transmitidas através do site do evento e nas mídias sociais do Slow Food Brasil. Inscreva-se e acione as notificações no canal do YouTube, siga a fanpage no Facebook e os perfis do Instagram e do Twitter para saber das novidades!

 

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Contar, registrar, salvaguardar

Contar as histórias sobre modos de viver e conviver de um povo, para além de registrá-la, é também uma forma de partilhar cultura e sabedoria.  Cada vez mais livros de receitas tornam-se...