Textos & Notícias

Notícias Slow Food +

Escola indígena em Itapipoca partilha acervo para o inventário do patrimônio cultural alimentar

“A cultura alimentar é um elemento importante para nossa resistência enquanto povo indígena porque representa nossas tradições e a nossa conexão com o território”, afirma Mateus Tremembé, articulador local do projeto Território e Cultura Alimentar no Ceará. Ele também é agricultor familiar, agente ambiental, estudante de agronomia, pesquisador e jovem liderança, e tem se dedicado…

Veja aqui o arquivo completo de notícias.

⦿ Boletim Slow Food

Novidades das Colunas

O modo artesanal de fazer queijo de minas como patrimônio cultural brasileiro

https://www.youtube.com/watch?v=LZ8vxRw7gZ0 O modo artesanal de fazer queijo de Minas nas regiões do Serro, das Serras da Canastra e do Salitre/Alto Paranaíba é reconhecido como patrimônio cultural brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 2008. O GT Slow Food de Queijos Artesanais, formado em 2011, elaborou e realizou o projeto “Salvaguarda do…

Continua… O modo artesanal de fazer queijo de minas como patrimônio cultural brasileiro

No sertão nordestino, carne de bode tece sobrevivência, cultura e economia

Carne manteada de bode é herança cultural, fonte de subsistência e atividade econômica de comunidades tradicionais no sertão do Nordeste  “Eles comem essa carne assada, ou frita, na farinha, com macaxeira, no café da manhã, quando vão e voltam da roça. Não tem um momento específico para isso”, comenta Revecca Tapie, facilitadora do projeto Slow…

Continua… No sertão nordestino, carne de bode tece sobrevivência, cultura e economia


Colunas temáticas:

Alimentação e Cultura

Com a mão no queijo

Genius Loci